Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

Página do Tecnologia que Interessa no Facebook! Twitter do Tecnologia que Interessa! Perfil Google+ de Christian Guerreiro - Tecnologia que Interessa!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

#Ubuntu #JeOS + Gnome em menos de 1GB

Utilizo algumas máquinas virtuais nas minhas aulas, e precisava de máquinas mais "portáteis" (leia-se menores). Pesquisando acabei encontrando informações muito interessantes sobre como instalar o Gnome "cru", "seco", mínimo mesmo. Juntei isso ao fato de que as máquinas virtuais já usavam o Ubuntu JeOS, e o resultado foi um servidor com interface gráfica em menos de 1 GB (cerca de 750 MB, pra ser mais exato). Se vocês preferirem usar o VMware Studio pra criar VMs com o Ubuntu JeOS, tudo bem. Para os que preferem "meter a mão na massa", segue o passo a passo:

  • Instale uma máquina virtual com o Ubuntu JeOS (encontrei uma VM pronta com incríveis 70 MB!).
  • Instale o Gnome mínimo
    • apt-get install gnome-core gdm
    • /etc/init.d/gdm start
  • O resultado é uma máquina virtual com interface gráfica, sem aquele monte de aplicativos desnecessários, e que roda com apenas 256 MB de memória. Eu "agarantiu"!

Provavelmente alguém aí deve estar se perguntando: pra quê interface gráfica num servidor ? Por incrível que pareça, há ferramentas que necessitam de interface gráfica, como consoles de softwares de backup como o Bacula, ferramentas para gerenciamento de correio eletrônico Postfix como o Korreio, entre outras. Além disso, estas máquinas são usadas em sala de aula para demonstrações, e para não assustar os alunos (alguns deles devem estar lendo isso!) uma interface gráfica bonitinha ajuda a diminuir a rejeição ao Linux (embora eu ache um absurdo um profissional de TI ter rejeição a tecnologias comuns de mercado - acho que vai ter gente reclamando...).

Ah! Se alguém aí tiver uma receita semelhante para KDE, será muito bem vinda. Como já disse antes, atualmente estou usando o KDE no meu desktop e netbook.

Siga-nos no Twitter!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Página do Tecnologia que Interessa no Facebook! Twitter do Tecnologia que Interessa! Perfil Google+ de Christian Guerreiro - Tecnologia que Interessa! Receba artigos legais como este!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Compartilhe!



Seguidores

Tecnologia do Blogger.