#Google #Chrome 9 já está no forno

Confesso que estou impressionado com a capacidade de lançar versões dos desenvolvedores do Chrome/Chromium. Oficialmente, o ciclo de desenvolvimento passou a ser de incríveis 6 semanas! Imagino que haja 1) muitas idéias (mas muitas mesmo!) e 2) muitos desenvolvedores implementando as idéias "a toque de caixa". A versão 8 nem é oficial ainda, e a 9 já está no forno, disponível para malucos como eu que atualizam a partir do canal de desenvolvimento.

Quando se trata de Google, dinheiro não é problema, e o navegador, que hoje é o maior responsável pela queda na utilização do IE, é certamente um dos produtos chave do portifólio da Big G, embora haja quem diga que o IE aumentou a participação no mercado. Mas a verdade é que o Chrome já responde por cerca de 8,5% dos usuários, enquanto o Firefox tenta se manter (22,8%) e o IE não para de cair (59,2% no mundo, mas há países onde já está abaixo dos 50%).

Acredito que o Chrome tem ajudado a melhorar os navegadores de forma geral, obrigando a concorrência a rever seus conceitos (o IE ganhou num teste de compatibilidade com HTML 5, quem diria!) e a evolução em termos de velocidade, novas funcionalidades e segurança são notáveis (o Firefox foi considerado o navegador mais seguro num teste da Hispasec). Mas 6 semanas não seria um período muito curto ? Acho que, como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição, por isso não vejo como positiva esta mudança, e espero que outros não sigam a mesma linha.

Aliás, convém lembrar que a Google criou a moda de "beta permanente" a partir do lançamento do GMail e, desde então, muita gente passou a achar natural utilizar aplicativos em versões beta e, do jeito que a coisa vai, não vai existir mais versão final de produto. O Chrome é um excelente produto, isso é fato, mas a ânsia por fornecer mais funcionalidades em menos tempo pode trazer problemas de confiabilidade, segurança, e muitos outros. Mas vamos esperar que eu esteja errado.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!