Docs.com + #Facebook = #Google Docs Killer ?

Eu observei a chegada do Docs.com com certa desconfiança. Seria a Microsoft capaz de lançar uma suite de escritório na web para concorrer com o mais antigo e maduro Google Docs ? Achei que o Docs.com não ia "pegar". Mas agora que fiz alguns testes iniciais, fiquei bastante surpreso com o resultado, e digo que não me surpreenderia se o Docs.com desbancar o Google Docs.

E por que faço esta afirmação ? Porque, além do fato de ter a Microsoft por trás, cuja fama de chegar atrasada mas com diferenciais que fazem diferença já é conhecida, o Docs.com traz toda a bagagem da suite de escritório mais usada do mundo, e agora está integrado com a "rede social de 50 bilhões de dólares que virou até filme favorito ao oscar!". Pois é.

Imaginem a minha surpresa quando, após acessar minha recentemente criada conta no Facebook, fui verificar se conseguia abrir uma planilha que continha gráficos (Google Docs #fail) usando o Docs.com. Não me foi pedido usuário nem senha, nada. Simplesmente acessei o Docs.com via "single-sign-on" com minha conta do Facebook, fiz o upload da planilha e, #fail! É, não consegui abrir a planilha.

Mas, como diz o comercial, veja bem. Embora seja uma falha do Docs.com só aceitar planilhas em formato Office 2007, acredito que a culpa, neste caso, seja do Open Office, que não deve ter convertido o arquivo corretamente. Como não tenho Office em casa, vou ter que me virar nos 30 pra converter este bendito arquivo.

Mas o melhor veio depois. Desisti de abrir a planilha, quando notei que no Docs.com posso fazer algo que há muito desejava: editar minhas aulas! Fiz o upload de um dos meus arquivos em powerpoint, e pude visualizar perfeitamente a formatação da apresentação, além de ter facilidades como o compartilhamento através do facebook ou mesmo através de uma URL tipo http://docs.com/xyzw. Bem legal!

Diante dessa experiência, me questiono se não seria melhor começar a usar "pra valer" o Docs.com em lugar do Google Docs. Ah! Esqueci de um detalhe importante: toda a experiência ocorreu no Linux usando Chrome, que tal ? Acredito que se atender à recomendação de instalar o Silverlight as coisas devem ficar ainda melhor. E ainda me livro do "Big Brother" bisbilhotando meus arquivos ;-)

Alguem aí teve alguma experiência com o Docs.com ? Compartilhe aqui!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!