Nova arquitetura Sandy Bridge dos processadores da #Intel

Segue trecho de artigo do Clube do Hardware, que mostra como a Intel deu "um passo pra trás" pra depois dar "vários passos pra frente" e se manter como líder no mercado de processadores, liderança que deve pelo menos se manter com a nova arquitetura Sandy Bridge, que traz ainda mais poder de processamento (inclusive gráfico) "on-a-chip".

Introdução

Sandy Bridge é o nome da nova microarquitetura que a Intel usará em seusprocessadores a partir de 2011. Ela é uma evolução da microarquitetura Nehalem, que foi introduzida com os processadores Core i7 e também usada nos processadores Core i5 e Core i3.

Vamos fazer uma rápida revisão para caso você não acompanhe o mercado de processadores de perto. Após o Pentium 4, que era baseada na microarquitetura de 7ª geração da Intel, chamada Netburst, a Intel decidiu voltar para sua microarquitetura de 6ª geração (a mesma usada nos processadores Pentium Pro, Pentium II e Pentium III, chamada P6), que provou ser mais eficiente. A partir do processador Pentium M (que é um processador Intel de 6ª geração), a Intel desenvolveu a arquitetura Core, que foi usada nos processadores da série Core 2 (Core 2 Duo, Core 2 Quad, etc). Em seguida, a Intel pegou esta arquitetura, melhorou (a principal inovação foi a adição de um controlador de memória integrado) e lançou a microarquitetura Nehalem, que foi usada nos processadores das séries Core i3, Core i5 e Core i7. Tendo como base a microarquitetura Nehalem, a Intel desenvolveu a microarquitetura Sandy Bridge, que será usada em sua nova geração de processadores Core i3, Core i5 e Core i7 lançados em 2011 e 2012.

Confiram todos os detalhes no artigo completo. Muita informação interessante!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!