Extensão snooze permite ativar lembretes no #GMail

Uma idéia bacana ainda não implementada no GMail (talvez quando integrarem o Tasks, quem sabe ?) é a idéia de lembretes, também conhecidos como "follow-ups". Quem nunca recebeu uma mensagem que gostaria que "voltasse" depois, pra não esquecer, já que o assunto requer acompanhamento ?

Há diversas maneiras de tratar a questão, e muitos recorrem a ferramentas específicas de gerenciamento de tarefas, como Remember the Milk, Google Tasks e inúmeras outras disponíveis na web. Outros preferem adotar técnicas próprias, como pastas específicas ou tags, enfim. O fato é que esta é uma necessidade muito comum e que, na minha opinião, tem sua forma mais simples de implementação vinculada ao e-mail.

Afinal, pelo menos por enquanto (já que as redes sociais estão substituindo o e-mail pra muita gente), o e-mail é um recurso que todo mundo usa, então fica mais fácil, simples e eficiente definir lembretes associando os mesmos a mensagens que recebemos rotineiramente, com solicitações, questionamentos e demandas.

Depois de tanto blá blá blá, já deu pra imaginar onde queremos chegar, né ? A extensão snooze acrescenta uma opção Snooze ao ler mensagens pela primeira vez, permitindo definir um tempo (entre 5 minutos e 4 horas), um dia da semana ou mesmo uma data, quando a mensagem deverá ser novamente exibida como não lida, para acompanhamento. Era um recurso que não sabia que me fazia falta até usar o Lotus iNotes, da IBM, e que agora terei no meu GMail.

Update: na verdade a mensagem não é marcada como não lida, mas uma notificação é ativada.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!