A onda dos "labs"

Estava refletindo sobre a grande quantidade de "labs" que têm surgido nos últimos anos, associados aos chamados big players: VMware Labs, Mozilla Labs, Netvibes Labs, Microsoft Office Labs, e muitos outros.

Acredito que esta "febre" tenha a ver com o fato de que as empresas precisam responder cada vez mais rapidamente ao mercado, especialmente com relação à concorrência, e disponibilizar "provas de conceito" para usuários é uma ótima forma de 1) mostrar que está trabalhando e 2) fazer do usuário final sua equipe de testes ;-), pra listar dois pontos de interesse das empresas.

Mas a campeã dos labs é, sem dúvida, a Big G: Google Labs, GMail Labs, GCalendar Labs, Google Code Labs, e sabe Deus o que mais!!!

Acredito que, sabendo do que se trata, com que objetivo foi pensado e entendendo nosso papel como usuários dos labs, podemos tirar proveito dessa maior visibilidade das iniciativas de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, que certamente ajudarão a determinar o uso da tecnologia e serviços diversos por todos nós no futuro.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!