#FISL 12: Ferramentas livres para #cloud

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Mammatus-clouds-Tulsa-1973.png

A palestra da Andreza (UFPE) começou fraca, mas melhorou no final, quando ela mostrou um passo a passo da instlalação do Eucalyptus. Mas vamos por partes.

A palestra tinha como foco o público leigo, apresentando os conceitos básicos de SaaS, PaaS e IaaS, bem como exemplos de fornecedores de serviços em cada um dos modelos, como ela denominou. Google App Engine, Amazon Web Services, Salesforce e outros fornecedores conhecidos foram citados.

Mas o objetivo maior da palestra era fornecer informações para permitir a criação de um ambiente para IaaS, e assim foram descritas rapidamente as soluções Open Nebula, Nimbus e Eucalyptus, bem como apresentados conceitos de virtualização.

Depois, a palestra entrou na fase final, onde foi apresentado um passo a passo da instalação do Eucalyptus, descrevendo seus elementos e uma estratégia para implantação da solução. Descrevo abaixo os pontos que achei mais interessantes.

Componentes da solução

  • Cloud Controller - front-end para os usuários e administradores da solução, onde haverá a interação com o software;
  • Cluster Controller - responsável por gerenciar os servidores físicos e máquinas virtuais através dos Node Controllers;
  • Node Controller - realiza operações como ligar e desligar máquinas virtuais e gerencia o servidor físico;
  • Storage Controller - cuida dos recursos de armazenamento;
  • Walrus

Instalação

A instalação do Eucalyptus é feita a partir do CD do Ubuntu Enterprise Cloud, e é necessário um servidor físico para o Node Controller. Os outros componentes podem ser instalados num outro servidor, físico ou virtual. A Andreza informou que tentou instalar tudo virtual, mas como o Ubuntu (nativamente) só suporta KVM, houve problemas de comunicação entre as VMs e seria necessário recompilar código.

Conclusão

A palestra cumpriu seu objetivo de mostrar que montar um ambiente de computação em nuvem não é algo tão complicado como pode parecer, mas esperava um aprofundamento maior na abordagem. Enfim... quem sabe não tento instalar o Eucalyptus virtual embaixo do ESX pra fazer um laboratório ? Estava pensando no Open Nebula ou OpenQRM, mas quem sabe ?

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!