#FISL 12: #Javascript, agora é sério / SUMO, o codinome do suporte da #Mozilla

Javascript: agora é sério

 

Esta palestra do Luciano Ramalho (ramalho.org) foi bem interessante, o cara é muito experiente e eu, que estou querendo me aventurar no javascript, descobri que estou no caminho certo, já que a linguagem tem evoluído pra se tornar uma alernativa inclusive para uso do lado servidor, e não apenas uma "linguagem de interface".

Ele fez diversas críticas à linguagem, e disse que só agora o javascript começa a ser considerado como algo sério, antes era motivo de piada por uma série de razões descritas na apresentação, como a tipagem fraca.

Por outro lado, a linguagem possui recursos muito úteis, como a possibilidade de passar funções como parâmetro para outras funções, viabilizando de uma forma até elegante a implementação de soluções para problemas comuns das aplicações web, como a resposta a um evento.

Um aspecto bastante enfatizado na apresentação foi a necessidade de aprender a programar de forma assíncrona, pois as aplicações modernas se beneficiam muito disso, especialmente na web. O Luciano mostrou alguns códigos, que não me atrevo a comentar aqui, e falou um pouco sobre o nodejs, que pretendo estudar depois.

Outro ponto abordado foi a dificuldade em encontrar informação oficial sobre javascript, e indicou o site da Mozilla: https://developer.mozilla.org/en/javascript.

Em resumo, uma palesta bem interessante sobre as tendências de uma das linguagens mais usadas atualmente.

SUMO - How Mozilla supports 400 million users with 6 employees

Esta é uma palestra que acabei não assistindo, mas acho que deve ter sido interessante, por isso comento aqui. SUMO é um apelido para o SUporte da MOzilla (http://support.mozilla.com/pt-BR/home), e acredito que a palestra tenha sido em torno da estrutura utilizada para manter o site.

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!