#FISL 12: Razorback, detectando ameaças em tempo quase real / Sofware livre de segurança no governo

Assisti duas palestras sobre segurança hoje.

Razorback - detectando ameaças quase em tempo real

Esta palestra foi feita pelo "Sp0oker", especialista no SNORT.

Segundo ele, a idéia do Razorback é ser uma solução para o problema do grande volume de dados a ser analisado atualmente pelas soluções de segurança, especialmente no que se refere a detecção de ameaças. Confesso que perdi um pouco o interesse durante a palestra, depois que ele comentou que o software é bem complicado de instalar e várias funcionalidades ainda estão em desenvolvimento. De todo modo, é possível obter mais informações em http://labs.sourcefire.com/razorback/, e considerando que o software é dos mesmos criadores do SNORT, podemos esperar coisa boa, quando a ferramenta estiver mais madura.

Software livre na infraestrutura de segurança do governo brasileiro

Eu ia assistir esta palestra, mas quando cheguei na sala, vi o link para a apresentação: http://bit.ly/infrasegbr. Acessei e, quando vi que o conteúdo não era o que esperava, fui pra outra palestra, que depois vou comentar aqui. Voltei no final da palestra, e vi que minha decisão foi acertada, pois a palestra não acrescentaria muita coisa pra mim.

Apesar disso, a palestra não foi ruim, só o tema é que não me interessava, já que apresentou uma solução desenvolvida para o governo com o objetivo de ser um software livre para gestão de autoridades certificadoras, e deve ser usado para suportar entidades envolvidas com o ICP-brasil. São dois softwares um para ACs raiz e outro para ACs intermediárias.

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!