Rascunho do #COBIT 5 disponível!

A ISACA disponibilizou o COBIT Exposure Draft, que consiste de dois documentos, o Framework Exposure Draft e o Process Reference Guide Exposure Draft.

De acordo com a notícia oficial, a idéia é coletar opiniões para atestar a completude, qualidade e valor do trabalho realizado. Quem quiser contribuir pode preencher um questionário de 27 questões que permite fornecer feedback sobre os documentos disponibilizados.

O documento que descreve o framework inclui informações sobre as novidades do modelo, as diferenças em relação à versão anterior, especialmente no que se refere ao modelo de maturidade, e ainda informações detalhadas sobre a nova abordagem "enablers-driven". Tudo isso e muito mais num documento de 84 páginas.

O documento que descreve os processos contém 218 páginas e inclui informações sobre a "Cascata de Metas", bem como sobre as metas corporativas e de TI, além da descrição detalhada dos processos, é claro.

Quem sou eu pra me atrever a comentar o trabalho da ISACA, mas pelo "passeio rápido" que fiz pelos documentos pude perceber algumas mudanças importantes, como os nomes dos domínios e o nível de detalhamento dos processos, e acredito que este rascunho deve estar muito próximo da versão final a ser lançada no início de 2012, considerando o nível de qualidade das informações. Nota-se até uma mudança na diagramação dos processos, não sei se pra fornecer uma visão mais consistente ou talvez pra facilitar o uso do guia de referência de processos.

De todo modo, fica claro o cuidado com que foi construído o documento, que acredito vai representar um grande avanço, a começar pelo número de páginas, que revela um crescimento de quase 50% no conteúdo (cerca de 300 páginas contra 212 da versão 4.1).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!