#FISL 12: Automação de processos com software livre #BPM



A palestra sobre automação de processos revelou uma solução que não conhecia, chamada Bonita, e desenvolvida pela Bonitasoft. A solução foi desenvolvida em 2001, e em 2009 foi criada a Bonitasoft que hoje oferece todo o suporte à solução.

O palestrante, Miguel Koren, é funcionário da Konsultex, uma empresa que trabalha com BI, BPM, BCM, ERP e CRM com software livre, utilizando as soluções Bonitasoft, Alfresco, SpagoBI, Openbravo e Opencrx, entre outras.

Ele começou a palestra falando sobre os conceitos de BPM, e disse que na verdade já se fazia BPM há muito tempo, mas com outros termos (TQM, BPR, ERP, Groupware, EAI, CRM, Workflow, SOA), e citou as diversas organizações que regem os padrões desta área (WfMC, BPMI, ABPMP, Workflow Patterns).

Explicou então que o Bonita é uma solução baseada em Java, e composta de três elementos: Bonita Studio (Eclipse), Bonita Engine e UI Management (figura), implementando ainda conceitos de TAD e fornecendo diversos templates para aplicações comuns. Possui ainda conectores para envio de e-mail, acesso a BD, gestão de documentos (GER), Single sign on, compatibilidade com LDAP, integração através de web services e uma infinidade de outros recursos.

A solução permite ainda fazer comparações da execução de processos com diferentes recursos e situações, simulando e ajudando a otimizar o processo.
Acredito que para quem precisa de uma solução BPM, o Bonita é uma alternativa a ser considerada.

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!