#FISL 12: novidades do #MySQL 5.5 e 5.6

A palestra do Davi Arnaut, engenheiro da Oracle, revelou algumas ferramentas bem interessantes, como o MySQL Cluster e o Workbench, e parece refletir uma tentativa da Oracle de mostrar que está comprometida com software livre (pelo menos o MySQL).

Ele começou mostrando as funcionalidades da versão atual, 5.5, e algumas da próxima versão, 5.6, com destaque para melhorias de desempenho (> 300% em relação à versão 5.1), disponibilidade e usabilidade. Recursos como replicação e clusterização agora funcionam muito melhor, e há mais estatísticas disponíveis para monitoramento.

Falou ainda sobre mudanças no time de desenvolvimento para aumentar a integração, e sobre o compromisso da Oracle em atender às reivindicações da comunidade, que, segundo ele, é quem direciona o desenvolvimento do produto.

Uma característica importante e destacada da versão 5.6 será a possibilidade de acessar o MySQL através de uma "interface" NoSQL. Segundo o Davi, os dados já são armazenados seguindo a lógica chave-valor, e ao disponibilizar este tipo de acesso o MySQL oferece o melhor dos dois mundos, pois não compromete as garantias ACID dos bancos de dados relacionais. E tudo isto pode ser combinado em cluster! Se o pessoal do NoSQL concorda, aí é uma outra história :)

Outra informação muito interessante foi sobre a ferramenta workbench, que eu particularmente não conhecia, mas que, segundo o Davi, oferece uma série de recursos de administração muito úteis, e pode ser estendida com plugins. Vou testar pra comprovar.

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!