#FISL 12: Zabbix API and Related Tools

A palestra do Takanori Suzuki, desenvolvedor de patches para o Zabbix e membro do grupo no Japão, mostrou que, desde a versão 1.8, é possível ter acesso a informações dos itens monitorados pelo Zabbix, hosts, alertas e muito mais a partir de outras aplicações, utilizando a API nativa do software.

Ele demonstrou o recurso através de uma ferramenta chamada zabcon, uma espécie de shell, que foi desenvolvida em ruby e permite coletar dados sobre o monitoramento com comandos simples como "get host" ou "get item".

Esta foi a parte da apresentação que vi, pois estava bem complicado entender o inglês do japa ;-)

Observando a apresentação dele que está disponível no slideshare (link no início do texto), notei que depois ele enveredou por uma série de operações mais avançadas, aparentemente utilizando a API através do curl (ainda vou fazer um post sobre este poderoso comando), simulando um navegador e fazendo chamadas JSON. Não me aventuro a explicar mais nada, pois não é a minha praia.

Como já mencionei antes, o Zabbix parece estar se consolidando como a principal ferramenta de monitoramento baseada em software livre, com recursos cada vez mais avançados e facilidades para o administrador.

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!