Estudo mostra onde as pessoas prestam atenção nas redes sociais #fb

Um estudo muito interessante da empresa EyeTrackShop, utilizando a tecnologia de heatmapping, revelou como as pessoas observam os perfis de seus amigos em redes sociais. O estudo envolveu a análise de diversas redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Google Plus, Flickr, Youtube e muitos outros.

As conclusões são similares para algumas redes sociais como Facebook e Google Plus, e bem diferentes quando se trata de Twitter, Youtube e LinkedIn, por exemplo. Acredito que o estudo seja um prato cheio para os marketeiros, afinal é determinante saber quais partes de uma página web qualquer prende mais a atenção dos usuários.

Vejamos algumas imagens dos resultados.

A imagem acima mostra que os usuários prestam bastante atenção no feed de notícias que fica no centro da tela no facebook, e menos atenção nas barras laterais. Vale notar também que a atenção se concentra nos primeiros itens, um reflexo da impaciência (talvez preguiça também) que as redes sociais causam com sua lista infinita de notícias "importantes" dos seus amigos.

Outro resultado importante mostra a ordem em que as pessoas checam as informações. Me chamou a atenção o fato de que a informação que está no topo do perfil do Facebook é a última a ser notada. Curioso, não ?

O estudo completo pode ser consultado no Mashable.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!