#Retrospectiva 2011

Chegou a hora de fazer a nossa reflexão sobre o ano que passou. Quais as principais notícias, o que marcou e merece ser lembrado ? Vamos lá!
Clique no mês para conferir os artigos que achar que valem uma (re)visita.

Começamos o ano falando sobre os processadores Sandy Bridge da Intel, o Google Instant, o sucesso do Windows 7 e do Kinect, e a possibilidade (ainda não confirmada) de a parceria Docs.com+Facebook ser um concorrente de peso para o Google Docs.

Em fevereiro refletimos sobre Governança de TI e Redes Sociais, trazendo diversas referências sobre o assunto, indicamos extensões para Chrome e Firefox, falamos sobre as atualizações da VMware e demos algumas dicas para iniciar na computação em nuvem.

Em março falamos sobre a relação muito interessante entre smartphones e medicina (que se estende aos tablets), disponibilizamos um treinamento gratuito em virtualização com VMware, falamos sobre bookmarklets e seu poder de facilitar a navegação na web, e indicamos mais algumas extensões para navegadores.

Em abril falamos sobre o sucessor do Wii, o sucesso do PS3, indicamos diversas ferramentas para ajudar a implantar o ITIL na empresa, comparamos as principais soluções de virtualização do mercado, falamos sobre o Ubuntu 11.04 e indicamos mais extensões para deixar seu navegador web mais rápido e seguro.

Em maio indicamos 10 razões para implantar computação em nuvem, relatamos o péssimo exemplo de gestão de fornecedores da SKY, criamos o Boletim da Tecnologia que Interessa e indicamos os melhores smartphones do ano, até o momento.

Em junho falamos sobre a excelente extensão Rapportive, que integra os contatos do GMail com suas redes sociais, fizemos um comparativo de serviços de música na nuvem (a maioria ainda indisponível no Brasil), indicamos ferramentas para monitorar sua reputação no twitter, falamos sobre o COBIT 5, indicamos aplicativos para o falecido Symbian e iniciamos a análise das palestras do FISL.

O mês de julho foi recheado de análises de palestras do FISL (mais de 30!), trouxemos informações sobre a nova versão da suite VMware vSphere 5, demos dicas para pesquisar no twitter e indicamos extensões para turbinar o Google+.

Em agosto falamos sobre a atualização do ITIL, indicamos ferramentas para desenvolver apps para smartphones e escrevemos sobre a integração de storage e disaster recovery.

Em setembro falamos mais sobre as novidades da nova versão do VMware vSphere 5, mudamos o twitter para tecnoqinteressa, indicamos a excelente webapp IfThisThanThat, que permite integrar e automatizar twitter, facebook, linkedin, dropbox, gmail e muito mais, e analisamos as estatísticas do blog, que agora tem até patrocínio!

Em outubro trouxemos mapas mentais atualizados do ITIL e falamos sobre o novo Ubuntu, 11.10.


Em novembro, falamos sobre a falta de HDs no mercado, descrevemos a instalação do Windows num computador com 48 núcleos criticamos a VMware.
Em dezembro trouxemos informações sobre as mudanças na certificação ITIL e simulados, por conta da atualização realizada em 2011, vimos a AMD pisar na bola divulgando informações incorretas sobre seus processadores, comentamos um estudo sobre redes sociais e fizemos um exercício "marketístico" envolvendo Kim Kardashian, Lady Gaga e Justin Bieber.
Concluindo, devo dizer que o ano de 2011 foi extremamente positivo para o blog, com aumento significativo do volume de acessos e melhora do posicionamento no Google (estamos em 8º na busca por "blog vmware" e em 2º na busca por "blog ITIL"!!!), e tudo isso devo agradecer a vocês, queridos e estimados leitores, que trouxeram, com suas visitas, comentários e demais contribuições, esta alegria para este blogueiro amador que gosta de compartilhar informações e conhecimento.
Hoje posso dizer que o blog tem uma boa perspectiva de se tornar rentável, algo que nunca imaginei, até porque nunca foi meu objetivo principal. E isto, repito, graças a vocês, leitores, que acreditam na qualidade das informações aqui disponibilizadas e me concedem a honra da sua audiência.
Por isso, o meu MUITO OBRIGADO A VOCÊ, LEITOR!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!