A #GrevePMBA revela o poder e os problemas das redes sociais e da Internet #fb

Mais uma vez vemos um acontecimento importante sendo repercutido, discutido e comentado amplamente na web através das redes sociais.

O lado bom

A Internet (especialmente as redes sociais) dá às pessoas a sensação de liberdade que facilita e aumenta a exposição de idéias, sem as amarras dos filtros de governos e mesmo da própria imprensa, que se limita a divulgar informações que lhe interessam ou favorecem.

O resultado disso está aí pra quem quiser ver: primavera árabe, jornalista cubana e inúmeros outros exemplos poderiam ser citados deixam claro que o acesso à informação nunca foi tão fácil e irrestrito.

O twitter, em especial, se consolida cada dia mais como veículo para divulgação de informações em tempo real sobre o que acontece no mundo. Vários sites de jornais, rádios e outros veículos de comunicação ficaram fora do ar por conta do aumento do volume de acessos nos últimos dias, decorrência da greve da PM. O twitter, não. É claro que há questões de estrutura, financeira e outras, mas o fato é que, salvo raras exceções, o twitter se afirma como "A" solução para informações em tempo real.

O lado ruim

Se a sensação de liberdade facilita a exposição de idéias, também cria a (falsa) sensação de impunidade, o que gera um sem número de abusospor parte dos "espíritos de porco" que estão em todo lugar, e se aproveitam de todo tipo de situação.

É uma chuva de tweets de cunho político, cuja intenção de favorecer ou prejudicar fica clara para os mais atentos, mas tem o poder de influenciar os incautos, no caso da greve da PM. Sem falar na infinidade de abobrinhas (pra "pegar leve") que as pessoas se sentem no direito de afirmar, sem o mínimo conhecimento do que está realmente acontecendo.

A reflexão

Para que reflitam sobre o assunto, deixo um exemplo claro do poder das redes sociais: o vídeo gravado pelo repórter demitido da TV Aratu.

Tirem suas próprias conclusões.

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!