Análise comparativa de soluções de computação em nuvem #cloud #softwarelivre


Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!


Se você tem interesse na temática da computação em nuvem, possivelmente já reparou que ainda não existe muita informação sobre este tema em português.

Apesar de termos como cloud computing e cloud server serem cada vez mais comuns em sites internacionais, no Brasil ainda estamos na fase de conhecer todas as potencialidades da computação em nuvem. O interesse em computação na nuvem não para de crescer, e são cada vez mais os brasileiros que pretendem saber sobre este tema.

Dessa forma, resolvi compartilhar um Trabalho de Conclusão de Curso que orientei, e cujo resultado me deixou bastante feliz. Queríamos fazer mais, mas o que foi possível já ficou muito, muito interessante mesmo! Sem falsa modéstia, até porque o mérito maior é do Lipe :) E como informação detalhada sobre computação em nuvem, em português, é algo difícil de encontrar, acredito que o artigo a seguir será útil e interessante para muita gente.

Mas antes de apresentar este excelente trabalho sobre computação em nuvem, penso que devo fazer uma pequena introdução sobre o tema, apenas para ajudar os mais distraídos a ficarem por dentro do assunto.

A computação em nuvem, muitas vezes também referenciada como armazenamento em nuvem, consiste na utilização servidores e computadores conetados em rede através da Internet para realizar cálculos, armazenar dados e realizar todo tipo de serviço, sendo classificado em três formas principais de uso:

  • Infraestrutura como Serviço (IaaS) - quando o provedor de computação em nuvem oferece o servidor (em geral uma máquina virtual ou container) para que o cliente implemente os serviços, aplicações e dados que queira disponibilizar. Exemplo: contratação de um servidor quad-core com 8 GB de memória e 100 GB de disco na Localweb, UOL Host ou Amazon;
  • Plataforma como Serviço (PaaS) - quando o provedor de computação em nuvem oferece um ambiente para desenvolvimento de um produto, em geral relacionado a desenvolvimento de software. Exemplo: Google App Engine, onde é possível desenvolver e executar aplicações em Java, PHP e Python.
  • Software como Serviço (SaaS) - quando o provedor de computação em nuvem oferece um serviço específico através da nuvem. Exemplo: Dropbox, que oferece o serviço de armazenamento de dados, ou Flickr, que oferece o serviço de armazenamento de imagens/fotos.

O armazenamento em nuvem e o uso do chamado "cloud server" apresentam a grande vantagem de permitir que a informação armazenada possa ser consultada em qualquer parte do mundo e a qualquer tempo, eliminando limitações físicas e temporais. Dado que na computação em nuvem todos os passos são realizados de forma remota, usando a Internet, este tipo de computação recebeu exatamente a designação de "nuvem".

Logo que a ideia de computação na nuvem começou a ganhar popularidade, atraiu a atenção das grandes empresas da Internet. Empresas como Microsoft, Google e Amazon investiram forte no desenvolvimento de pesquisa de cloud server e cloud computing.

Não demorou até que surgissem empresas completamente voltadas para cloud computing. A primeira a alcançar notoriedade foi a WebOs Inc., que foi lançada com base no serviço desenvolvido pelo sueco Fredrik Malmer.

Mas voltando ao trabalho do Lipe Teixeira, ele consistiu em realizar a análise comparativa de algumas das soluções de computação em nuvem mais conhecidas e utilizadas no mundo, considerando o modelo Infraestrutura como Serviço (IaaS).

As soluções elencadas foram Eucalyptus, OpenNebula, OpenQRM e OpenStack, e o comparativo traz informações sobre hypervisors suportados, backup, alta disponibilidade, monitoramento e outras informações relevantes.

Confiram o resumo do trabalho no quadro a seguir:



O trabalho completo você confere abaixo. Enjoy!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!