Do Clube do #Hardware: Atualização de #BIOS via web, #USB 3.0 vai carregar até #notebook

Do Clube do Hardware:

 

ASRock desenvolve ferramenta de upgrade de BIOS via internet

Há uma década fazer um upgrade de BIOS era uma tarefa árdua e arriscada que só mesmo os técnicos mais experientes se metiam a fazer. Isto porque era necessário ter conhecimentos de comandos do MS-DOS, usar um disco de boot, copiar do site do fabricante o arquivo de BIOS específico para o modelo da placa-mãe e torcer para que não faltasse energia na hora do upgrade ou que o computador fosse desligado acidentalmente, situações que certamente resultariam na inutilização (teoricamente falando) da placa-mãe. Hoje em dia o processo de atualização de BIOS é bem mais simples, mas ainda requer que o usuário selecione o arquivo de BIOS específico para o modelo da sua placa-mãe e o coloque em uma memória flash USB. Daí em diante o upgrade é feito de maneira automática.

A ASRock está desenvolvendo uma ferramenta de atualização de BIOS onde todo o processo será feito via internet. Basta o usuário se conectar a internet para que o utilitário acesse o site da ASRock e verifique se há uma nova versão de BIOS disponível. Caso haja, o upgrade será feito com a mínima intervenção do usuário. O bacana dessa ferramenta da ASRock é que o usuário não precisa perder tempo procurando o BIOS correto da sua placa-mãe para copiá-lo em uma memória USB.

Divulgada nova especificação elétrica do padrão USB 3.0

O grupo responsável pelo padrão USB 3.0 finalizou a sua nova especificação elétrica, que agora permite que portas USB 3.0 alimentem dispositivos com até 100 W através de cabos e conectores certificados. Com isso será possível carregar um notebook ou um disco rígido externo usando uma porta USB 3.0.

Para mais informações:
http://bit.ly/BDuM7

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!