4 soluções desenvolvidas com #Pentaho #BI que vale a pena conhecer


Hoje fui brindado com uma mensagem muito interessante sobre o Pentaho, solução de Business Intelligence de código aberto sobre a qual ando pesquisando recentemente. Uma das soluções mais conhecidas do mercado, o Pentaho foi adotado pela Lufthansa, e os exemplos descritos a seguir mostram porque a solução merece ser considerada como alternativa às caríssimas soluções proprietárias, mesmo considerando que há versões comerciais (bem caras, também) do Pentaho. Mas dá pra fazer tudo que se queira em termos de BI com a versão livre. Além do fato de que o Pentaho conta com uma série de ferramentas que foram incorporadas à suite ao longo do tempo, e que garantem mais opções e mais robustez ao produto.

Desenvolvido pela IT4Biz, este portal traz o mapa das obras, com valores e outras informações bastante úteis.
Este outro exemplo traz informações sobre aeroportos, incluindo dados de aeronaves e passageiros, com base nos dados disponibilizados pela Infraero.

Este portal traz várias estatísticas interessantes do campeonato brasileiro, por time, jogador, temporada, com dados de 2010, 2011 e 2012.

Este site traz estatísticas do torneio de clubes mais importante da Europa.

Agora você tem uma importante decisão a tomar.

Aprender mais sobre Big Data e se diferenciar no mercado, ou simplesmente fechar esta janela e desperdiçar a oportunidade de crescimento profissional. 

A escolha é sua!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!