#TI como serviço: #ITaaS bem perto de você



O VMworld deste ano está trazendo muitas notícias interessantes, e aqui vai mais uma.

Segundo o Bruce Hoard, do Virtualization Review, o V-Commander, produto da Embotics, promete trazer um grau de automação bem elevado para sua nuvem privada. É o chamado IT as a Service (ITaaS), que traz como ponto de partida o conceito de self-service para os clientes da TI.

A versão mais recente do produto vai além, e oferece a possibilidade de automatizar a requisição e aprovação de recursos virtuais e itens como celulares, laptops e servidores, e ainda assim garantindo controle para os gestores de TI.

Isto é uma boa notícia, especialmente em tempos de BYOD/consumerização. Na página oficial do produto, são listadas funcionalidades como gerenciamento de capacidade, desempenho, configuração, mudança, ciclo de vida, cobrança, dentre outras (alguém mais pensou ITIL ?).

É o provisionamento da infraestrutura de maneira mais ampla, consistente e eficaz. Afinal, faz muito mais sentido fornecer "de uma vez" o desktop virtual, o smartphone e o laptop do usuário do que ter estes recursos demandados de forma isolada e confusa. Acho que é uma tendência que deve se consolidar, e precisamos observar como este mercado vai evoluir.

Vale a pena destacar também que esta solução é um claro exemplo de como nuvem e ITIL têm tudo a ver, como dissemos há alguns anos, embasados por quem conhece muito do assunto. A nova era da TI já começou!


GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Quer saber mais sobre Virtualização e VMware? Clique aqui.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!