#VMware se volta para as pequenas e médias #SMB


A VMware está se dedicando mais ao mercado de pequenas e médias empresas, conforme atesta o blog oficial dedicado a este segmento. A mais nova versão do vSphere (5.1) traz recursos para simplificar as tarefas administrativas. Listemos algumas delas:
  • vSphere Web Client aprimorado (vide imagem) - mais fácil de usar, mais escalável e robusto, permite até interromper e retomar as tarefas mais complexas (como isso fazia falta!);
  • vSphere Data Protection - backup e recuperação de dados e máquinas virtuais. Espero que seja, finalmente, uma solução que atenda as necessidades, pois o Data Recovery tinha vários problemas;
  • vSphere Replication - replicação simplificada de máquinas virtuais para sites remotos;
  • vSphere Storage Appliance - a nova versão promete mais facilidade para criar sua SAN e viabilizar os recursos de alta disponibilidade;
  • vShield Endpoint - agora integrado à suite "padrão", promete oferecer mais segurança para suas máquinas virtuais;
Resta saber se houve mudança (redução, claro!) no custo da solução, que apesar de não ser cara, na minha opinião, considerando os recursos que oferece, ainda não é acessível a uma gama de empresas.

A eliminação das limitações de memória no licenciamento pode ser um indicador de que a VMware entendeu que precisa se reposicionar, pois a concorrência é cada vez mais agressiva.

Além disso, as aquisições recentes da empresa podem indicar a necessidade de reavaliar seu posicionamento no mercado de computação em nuvem, pois ser lider em virtualização não implica ser líder em cloud, como as notícias recentes vêm indicando.

Sou fã da VMware, e espero que ela se adapte e continue a ser um player destacado no mercado, mas com um "precinho ó" (estilo professor Raimundo, do saudoso Chico Anísio).


GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Quer saber mais sobre Virtualização e VMware? Clique aqui.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!