5 #apps para controlar seu #smartphone #android só no gogó


Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

Andei testando alguns aplicativos pra controlar meu Motorola Defy com a voz, pois às vezes estou dirigindo e quero ter acesso a alguma informação, registrar uma idéia, um lembrete, enfim, e me sentia limitado, pois usar o smartphone pra falar com alguém ou navegar via GPS já é perigoso, imagine utilizar um aplicativo ou fazer uma pesquisa ? Encontrei alguns aplicativos bem legais, que relaciono aqui.
Vou começar pelo aplicativo mais simples e mais surpreendente (pra mim, pelo menos). O ListNote é um aplicativo que faz bem uma única coisa: transformar em texto o que você fala. Iniciei os testes com ele sem maiores pretensões, toquei na tela e disse: anotação. Minha surpresa veio quando ele transcreveu perfeitamente a palavra, com acentos e tudo! Se você precisa de um aplicativo pra registrar idéias, observações sobre uma aula, uma lista de compras ou qualquer outro texto não muito longo que não queira digitar, o ListNote é a solução! Mas convém tomar alguns cuidados, como falar pausadamente e próximo do telefone, para minimizar os erros na identificação do que foi dito.
O Jeannie se intitula concorrente do SIRI, e é uma experiência bem interessante "conversar" com "ela". Ativei o aplicativo, e ela me saudou: "Olá Cristão" (pequeno probleminha de tradução, né ?). Perguntei "O que você pode fazer por mim ?", e ela respondeu que podia ler notícias, enviar e-mail, mensagens de texto, imagens, acionar aplicativos, traduzir palavras e muito mais. Repeti a pergunta algumas vezes, e cada resposta, diferente, revelava uma funcionalidade: salvar imagens, abrir contatos, mudar a aparência do aplicativo, etc. Definitivamente um aplicativo que vale a pena testar, e que pode ser muito, muito útil. A versão gratuita tem uma limitação de tempo, portanto tenha paciência, pois o aplicativo demora para abrir e para responder. Mas nada que impeça o uso.
Vlingo um assistente pessoal, e consegui fazê-lo ligar para um contato, buscar informações do tempo, abrir um aplicativo e até acionar o navegador GPS. Acredito que o reconhecimento de voz dele seja superior a outros que não consegui fazer funcionar direito (vide abaixo). Recomendo!
O Edwin tenta ser um assistente pessoal, e é bastante elogiado, tendo uma avaliação de 4,1 e quase 2 mil downloads. Mas tive dificuldade em fazê-lo me entender, não sei se pela voz ou pelo inglês, já que este aplicativo não suporta nosso idioma. De todo modo, como a lista de funcionalidades é extensa, de enviar SMS a realizar conversões e cálculos, além de obter informações de localização, creio que vou testá-lo mais algumas vezes.
A busca por voz nativa do android não deixa de ser um recurso útil, apesar de se limitar a buscar os termos pronunciados, embora com nossas dicas para resultados incríveis em buscas no Google, seja mais fácil obter diretamente a informação que se quer.
Curta nossa página no facebook!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!