#Backup gratuito do seu ambiente virtual com o #Veeam Backup Free Edition


Relutei um pouco em escrever este post, pois o blog se tornou, já faz algum tempo, patrocinado. Mas considerando a carência de informações sobre o assunto em português, e a escassez de soluções de backup para ambientes virtualizados, concluí que o benefício da informação supera o eventual prejuízo de ler um post que pode soar publicitário. Além do que, antes mesmo do patrocínio, já havíamos citado a solução da Veeam, bem como diversas outras, pela sua qualidade.

Diante disso, se você não concorda com a divulgação de informações no blog sobre produtos do patrocinador, peço que pare de ler aqui! Caso contrario, enjoy!



Recentemente, a Veeam, uma das maiores empresas no mercado de soluções de backup para ambientes virtualizados, lançou o Veeam Backup and Replication 6.5, sua solução comercial, cuja principal novidade é o suporte à mais recente versão (5.1) da suite VMware vSphere.

E, juntamente com o lançamento da versão comercial, foi disponibilizada uma nova versão do Veeam Backup Free Edition, que oferece alguns recursos bem interessantes para facilitar o backup do seu ambiente virtualizado, gratuitamente. Vamos a eles.

Backup "a quente"

Se você precisa fazer backup das máquinas virtuais e não pode pará-las, eis uma solução que pode lhe ser muito útil! Simplesmente conecte o Veeam Backup ao vCenter ou diretamente ao host e inicie o backup das máquinas. A solução também suporta o Hyper-V, a quem possa interessar.

VeeamZip

O recurso mais legal da versão gratuita da solução é o VeeamZip, que permite "zipar" a VM e reduzir de forma significativa o volume de dados ocupado pelo backup. Isso é ótimo para levar VMs no HD externo ou até no pen drive, quando precisamos montar um ambiente de laboratório para testes ou treinamento. Eu já usei pra isso, e posso atestar, simplifica bastante o processo!

A versão comercial da solução conta ainda com o recurso vPower, que permite restaurar o backup, verificá-lo e ter acesso aos dados, "em paralelo" com o ambiente de produção, sem afetá-lo. É muito útil quando precisamos recuperar uma informação e não queremos restaurar toda a máquina virtual, ou ainda quando precisamos verificar antes se a restauração vai resolver o problema. Restaura-se a máquina virtual num ambiente de laboratório, acessível mas sem interferência no ambiente de produção, verifica-se o que se quer e, então, se for o caso, pode-se restaurar em produção. Ou não :)

Outros recursos

Além do backup "zipado", a solução gratuita oferece outros recursos:
  • Arquivar ou copiar máquinas virtuais de um host/vCenter para outro;
  • Restaurar arquivos e dados ao invés de restaurar a máquina virtual completa (há suporte para SQL Server, Active Directory e Exchange);
  • Migrar máquinas virtuais em execução de um ambiente (host, vCenter, etc) para outro.
Limitações
O que a versão gratuita da solução não oferece:
  • Agendamento;
  • Backup incremental;
  • Um único job para várias VMs - aumentaria o potencial de deduplicação;
  • vPower - recurso que permite restaurar o backup em ambiente paralelo;
  • Replicação;
  • Scripts.
Conclusão

Me arrisco a dizer que você não vai encontrar ferramenta gratuita para backup do seu ambiente virtualizado melhor que esta. Aliás, esta foi uma das razões para escrever este post. Fica a dica!

Quer ter mais dicas essenciais pra administrar melhor seu backup? Clique AQUI.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!