Como usar os alertas do #Google pra se manter atualizado

Um dos maiores problemas enfrentados atualmente é a avalanche de informações com as quais temos que lidar, que consome nosso tempo e deixa sempre aquela sensação de impotência, afinal é impossível acompanhar tudo que acontece e que (potencialmente) nos interessa.
Ao mesmo tempo, precisamos nos manter atualizados, e aí temos um dilema: cadastrar-se em todas as listas de discussão, RSS, acessar trocentos sites por dia pra nos mantermos atualizados, ou simplesmente deixar a cargo do destino, e se conformar em receber os e-mails dos colegas com interesses comuns ?
Não desista, pois nem tudo está perdido. Há algumas alternativas para tentar minimizar o problema, filtrando as informações e reduzindo o volume de dados que precisamos lidar diariamente. Hoje vamos falar um pouco dos alertas do Google, que certamente muita gente conhece, mas me arrisco a dizer que pouca gente explora seu potencial como poderia.
Por que usar os alertas do Google
  • É o maior buscador :)
  • É fácil de usar;
  • Permite selecionar o tipo de informação que desejamos (notícias, blogs, vídeo, discussões, livros, etc);
  • Fornece opções de envio de alerta diário ou semanal;
  • Suporta os recursos avançados de pesquisa do Google (filetype, intext, inurl, etc);
  • Você vai receber uma lista de resultados de busca do Google, e isso já é suficiente para ter uma "visão panorâmica" do que se publicou na web sobre aquele assunto naquele dia ou semana. Resista à tentação de clicar em todos os links!
Aprenda a pesquisar
Antes de sair criando alertas, é preciso aprender a usar alguns recursos avançados da busca do Google pra ter melhores resultados nos alertas. Por isso, sugiro que dê uma conferida em dois textos: http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2012/09/como-obter-resultados-incriveis-nas.html e http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2008/10/dicas-de-pesquisa-do-google.html.
Também é muito importante encontrar termos relevantes relacionados ao assunto que busca. Imagine, por exemplo, que deseja saber sempre que um novo iPad for lançado (não que precise de alerta pra isso :P). Um alerta simples com o termo "iPad" vai trazer uma enormidade de lixo. É importante incluir termos como "lançamento", "novo iPad" ou outros termos comumente usados em situações de lançamento de produtos.
Reduza o volume de informação
Recomendo que usem as opções "somente os melhores resultados", e configurem o envio semanal dos alertas, pelo menos inicialmente. Com o tempo, vai-se aperfeiçoando os alertas até que eles fiquem do jeito que queremos. É importante ser bastante específico também. Há muito lixo na web, e quanto mais genérico for o termo utilizado, piores os resultados encontrados.
Exemplos
Pra finalizar, vou sugerir alguns exemplos de uso dos alertas.
  • Monitore sua reputação na web: "Seu nome completo" OR "Seu nome parcialmente completo" OR "Seu e-mail 1" OR "Seu e-mail 2" OR...;
  • Receba artigos em pdf sobre aquele assunto no qual deseja aprofundar seu conhecimento: "Cloud Computing" filetype:pdf;
  • Saiba tudo sobre seu artista preferido: informe o "nome do artista" e selecione a opção "Notícias";
  • Acompanhe os políticos da sua cidade, estado, etc: informe o "nome do político" e selecione a opção "Notícias";
  • Obtenha vídeos que ensinam a tocar um instrumento: informe o "instrumento" e selecione a opção "Vídeos".
Caso queiram ajuda para criar seus alertas, fiquem à vontade pra usar os comentários!
Curta nossa página no facebook!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!