Ferramentas para gerenciamento de projetos, especialmente criação de EAP

Recentemente precisei de uma ferramenta para construir EAPs (Estrutura Analítica de Projeto) para os projetos que gerencio, e foi difícil. Muito difícil! É incrível como algo relativamente simples não é suportado por ferramentas especializadas. Não há uma ferramenta sequer de gerenciamento de projetos que permita criar EAPs de forma satisfatória. Mas vamos às opções.

Primeiro, obtive a indicação do WBS Chart Pro, um software especializado, que tem integração com o MS Project, e é bem completo. Mas é um software pago, e achava desnecessário mais este custo, considerando que uma boa ferramenta de gerenciamento de projetos deveria prover este recurso.

Parti então para avaliar softwares de código aberto para gerenciamento de projetos. Restringi minha busca aos softwares desktop inicialmente. Testei Gantt Project, Planner, 2-Plan, OpenProj, Project Libre (praticamente igual ao Open Proj, fiquei até em dúvida se não era o mesmo que mudou de nome), e outros que nem lembro mais. Alguns até fazem o EAP/WBS, como o 2-Plan e o OpenProj (recomendo as duas!), mas nenhum permite exportar, ou mesmo exibir de forma adequada para capturar a tela e gerar uma imagem como a que ilustra este post.

Quando já estava desistindo, eis que encontro o incrível, sensacional, espetacular, WBS Tool! Simples, acessível, com muitos recursos, e gratuito! Alguns dos recursos que merecem destaque:

  • Importa e exporta o EAP em formato XML do MS Project (suportado pelo Open Proj e outras ferramentas também);
  • Exporta em formato imagem (JPG e PNG) e até Word;
  • Permite "formatar" o EAP de várias maneiras, de forma a facilitar a visualização das tarefas;
  • Possui recurso copiar estilo, e traz uma infinidade de opções de preencimento para as "caixinhas" que representam as tarefas.
  • Permite o uso sem a necessidade de cadastro, e disponibiliza espaço para salvar seu trabalho na web mesmo, embora haja um grande risco de seu arquivo ser apagado, afinal o acesso é livre;
  • A única limitação é a inclusão do endereço do WBS Tool no rodapé do EAP, o que não chega a incomodar, inclusive porque é possível exportar em formato imagem e cortar o rodapé, se for o caso.

Espero que possam evitar todo o trabalho de pesquisar algo que não existe: uma ferramenta de gerenciamento de projetos que ofereça recursos adequados para criação, formatação e exportação de EAPs.

Curta nossa página no facebook!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!