#Mitos sobre #produtividade

Este texto é uma tradução livre do original do Lifehacker.

 

Mito 1 - É necessário acordar cedo para ser produtivo

Há estudos que revelam que pessoas que acordam cedo tendem a ser pró-ativas, obter melhores notas na escola, o que as leva a melhores universidades, e melhores empregos. Por outro lado, pessoas que acordam mais tarde são mais criativas, espertas, têm mais senso de humor.

Entretanto, outro estudo mostra que o mais importante é trabalhar nas horas certas, ou seja, nas horas em que você é mais produtivo, seja cedo ou tarde. Organize-se para fazer o "trabalho duro" nas horas produtivas, e deixar atividades menos complexas para outros horários.

Mito 2 - Trabalhe além da exaustão

Estudos já desfizeram este mito há tempos, e deixam claro que, quando se sentir cansado, a melhor coisa é fazer uma pausa, "desligar um pouco", ou se dedicar a outra tarefa, enfim, qualquer coisa que ajude a mudar o foco e recuperar energias para retomar seus objetivos e concluir aquele trabalho.

Nossa força de vontade é limitada e deve ser usada com sabedoria.

Mito 3 - Múltiplos monitores aumentam/diminuem a produtividade

Usar mais de um monitor pode ser mais produtivo ou não, mas tudo depende do seu perfil. Não se trata de verdade absoluta.

Além disso, um dos estudos que apontava o uso de vários monitores como sinal de produtividade foi patrocinado pela Apple e coincidiu com o lançamento de seu Apple Cinema Display. Outro foi patrocinado pela NEC, fabricante de monitores.

De todo modo, há estudos que indicam que o uso de mútiplos monitores, ou monitores maiores, pode aumentar a produtividade se o seu trabalho pode ser beneficiado por mais "espaço visual". Minha experiência mostra que, quando precisamos lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, como é o meu caso, mais de um monitor pode fazer bastante diferença.

Mito 4 - O excesso de informação está nos tornando burros (desconecte da web para ser produtivo)

A Internet pode nos fazer lembrar menos coisas, afinal basta lembrar como acessar o Google, né ? Mas isto não significa que estejamos ficando menos inteligentes, apenas mais preguiçosos, talvez.

Por outro lado, a Internet traz, de um modo mais fácil do que nunca, uma infinidade de possibilidades de distração, o que pode fazer com que pessoas desorganizadas ou descontroladas "se percam" vagando pela web indefinidamente, destruindo completamente sua produtividade. Mas isto não é culpa da web, é culpa sua, que não consegue manter o foco. Se necessário, há inúmeras ferramentas na própria web que ajudam a manter o foco numa tarefa.

Einstein dizia que não precisava saber "de cabeça" a velocidade da luz, pois esta informação estava disponível nos livros. É por aí.

Mito 5 - É impossível ser produtivo fora do ambiente de trabalho

"Se eu não puder te ver, você não vai trabalhar". Tem muita gente por aí que ainda pensa assim. Pelo visto, nunca ouviram falar em metas. Estudos mostram aumento de produtividade com trabalho remoto. Sério. É perfeitamente possível produzir mais e melhor, trabalhando remotamente.

Cabe notar que há indicações confiáveis de que barulho demais nos torna menos produtivos. E isso é algo bem fácil de encontrar em muitos ambientes de trabalho. Por outro lado, a possibilidade de muito barulho em casa pode ser bem menor. A menos que você tenha filhos de férias, segundo soube :P

Mas há atividades que demandam interação com clientes, como balcões de atendimento em lojas, restaurantes, e outras atividades correlatas, onde a necessidade de presença física em local específico existe. Para outros casos, o impedimento para o trabalho remoto é apenas uma questão de má vontade, desconfiança ou falta de informação mesmo.

Mito 6 - Ordenar e organizar é a solução para seus problemas com o e-mail

Confesso que essa me surpreendeu. Um estudo patrocinado pela IBM mostrou que marcar, arquivar e organizar e-mails pode torná-los mais difíceis de localizar depois (!). Mas o estudo tinha um foco bem direcionado a pastas, pelo que observei, o que significa que simplesmente pesquisar pela mensagem é mais rápido e produtivo que navegar entre pastas (marcadores ?) tentando achá-la.

Diante disso, o melhor a fazer é reduzir a quantidade de mensagens, eliminando o que não será aproveitado depois e mantendo o mínimo possível. Posso atestar que regras que enviam mensagens diretamente pra lixeira, mesmo que sejam mensagens que você vai ler, desde que não pretenda mantê-las para referência futura, funciona muito bem!

Mito 7 - Técnicas de produtividade vão resolver seus problemas

Não é que as técnicas de produtividade sejam ruins, elas apenas não servem para todos. Programadores preferem Pomodoro, gerentes de projeto GTD, administradores de sistemas vão de Kanban. Portanto, esteja atento para verificar a técnica que mais se adequa à sua profissão, perfil, etc. Ou descubra um meio de combinar as técnicas e criar uma que lhe caia bem.

O importante é não dedicar mais tempo a organizar as informações para o trabalho que para executar o trabalho em si.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!