Melhores #smartphones de 2012



Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

Cá estamos nós, mais uma vez, pra indicar os melhores do ano que passou. 2012 foi um ano recheado de grandes lançamentos, e 2013 promete ainda mais. Isto é ótimo por vários motivos, e o principal é que logo logo os smartphones considerados "top" terão redução de preço, e será possível encontrar algumas opções bastante interessantes e viáveis mesmo para os bolsos menos abastados. Basta conferir a lista de 2011 e verificar o preço em que se encontram os aparelhos que há um ano ou pouco mais eram "inacessíveis" a muitos. Mas vamos à lista!
1º lugar - Samsung Galaxy S3
O Samsung Galaxy S3 foi, na minha modesta opinião, a estrela do ano. Com sua supertela, superprocessador e vários outros "super", levou a Samsung à liderança do mercado. Com sua especificação poderosa e seus recursos "motion" (tela ativa enquanto se olha pra ela e desbloqueio por reconhecimento facial são alguns), que facilitam o uso do dispositivo por gestos, o smartphone coreano oferece tudo para garantir a satisfação do usuário. Confira algumas especificações: processador quad-core (Exynos 4412) de 1.4 Ghz, tela de 4.8″ HD Super AMOLED - 1280×720, android 4.0.4 (com atualização para 4.1 disponível e 4.2 em andamento), câmera 8 MP com "modo burst" e "best photo", gravação 1080p, câmera frontal 1.9 MP, pesando 133 g e com bateria de 2100 mAh. Me arrisco a dizer que é o smartphone mais inovador desde o iPhone.
Receba dicas imperdíveis:     
RSS E-Mail Icon Icon 

2º lugar - Apple iPhone 5


O smartphone de Cupertino é sempre garantia de novidades, e embora o iPhone 5 não traga nada de fenomenal, mantém a tradição de oferecer a melhor experiência de uso, conforme atesta a fidelidade de seus fãs. Com tela de 4" (1136x640), suporte a 4G (ausente no S3), 16 a 64 GB de armazenamento, processador Cortex A15 dual core de 1 Ghz e câmera de 8 MP, além do novíssimo e poderoso iOS 6, é garantia de satisfação para os fãs da maçã.


3º lugar - Samsung Galaxy Note II

Na esteira do mercado de "Phablets" criado pelo Samsung Galaxy Note, a atualização do modelo traz como destaque a tela ainda maior (5,5", 1280x720) e a possibilidade de executar duas tarefas simultaneamente, em tela dividida. De resto, segue as mega especificações que devem se tornar padrão de agora em diante: processador quad-core de 1.6 Ghz, 16 a 64 GB de armazenamento, suporte a 4G LTE (não se sabe se funcionará no Brasil), câmera de 8 MP, bateria de 3100 mAh(!). Pra quem precisa de um Phablet, é o que há, só precisa de bala na agulha.

4º lugar - HTC Droid DNA

Com uma especificação agressiva, a HTC tem tudo pra recuperar vendas com este lançamento. Tela de 5.0" (1920x1080!!!), processador quad-core 1.5 Ghz, Android 4.1 (atualizável para 4.2), 16 GB de armazenamento, câmera de 8 MP, bateria de 2020 mAh. Só o preço não agrada.


5º lugar - HTC One X

O melhor smartphone já feito pela HTC (depois do Droid DNA :P). Um monstro. Tive momentos de dúvida entre ele e o S3. Tela de 4,7" (1280x720), processador quad-core Nvidia Tegra 3 1.5 Ghz, 32 GB de armazenamento, câmera com recurso "best photo", android 4.0 (atualização disponível para 4.1), bateria de 1800 mAh. Como a HTC anda mal das pernas, é provável que seja o primeiro a se tornar uma ótima compra, já que algumas variantes do modelo já tem inclusive sido noticiadas.



6º lugar - Google Nexus 4

Na mais nova geração do Nexus, a LG teve a honra de fabricar o smartphone "oficial" do android, o que nem sempre significa, na prática, a versão mais atual do robozinho rapidamente disponível. De todo modo, é um equipamento de respeito, com sua tela de 4.7" (1280x768), Android 4.2 Jelly Bean, processador quad-core 1.5 Ghz, câmera de 8 MP, 8 ou 16 GB de armazenamento, bateria 2100 mAh. Tem a desvantagem de não oferecer slot para cartão microsd, o que é uma falha relevante considerando o armazenamento máximo disponível.
7º lugar - Nokia Lumia 920

O resultado da parceria Nokia/Microsoft apareceu na forma de dispositivos com interface bonita e especificações robustas. Mas será isso suficiente para colocar a Microsoft de volta ao mercado de sistemas operacionais, já que atualmente o SO do smartphone é mais relevante que o do desktop ?

Até o momento os números eram desanimadores, mas a quadruplicação das vendas no 4º trimestre de 2012, chegando a 2,5 milhões de aparelhos com Windows Phone vendidos, pode animar as coisas. De todo modo, o Lumia 920 é uma ótima escolha pra quem é fã ou quer testar o Windows no smartphone. 

Vejamos algumas características: tela de 4.5" (1280x768), processador dual-core 1.5 Ghz, 32 GB de armazenamento, câmera de 8 MP, bateria de 2000 mAh e, claro, Windows Phone 8. Considerando o posicionamento da Microsoft, seria provável que aparelhos com Windows Phone fossem ferecidos a preços mais competitivos como estratégia para ganhar mercado, mas o preço provável do Lumia 920, superior ao do Galaxy S3, contraria minha previsão.

Confesso que minha intenção inicial era listar os 10 melhores smartphones, mas como não tenho acompanhado tão de perto o mercado ultimamente, resolvi parar por aqui. Pra quem quiser ainda mais opções, recomendo as listas da ZDNETCNET, LaptopMag, The Next Web e Business Insider.

Curta nossa página no facebook!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!