Como medir empresas usando o Google Instant

É incrível o que podemos fazer com simples buscas no google, não é verdade ? Aqui temos mais um exemplo de como o uso dos termos corretos pode trazer muito mais informações que o resultado da busca em si. É o caso da comparação de empresas usando o Google. Não estou falando de escolher duas empresas e fazer um comparativo de suas características não.
Observe a imagem acima. O que ela te diz sobre a Microsoft ? Que ela tem como concorrentes Apple, Google e Linux, ok. Mas é só isso mesmo ? E se pegarmos outro exemplo ?
O que o Google Instant diz sobre a IBM ? Que ela tem mais concorrentes que a Microsoft ? Verdade. Mas é só isso ? Tomemos mais um exemplo.
Não conhece a Virsto ? Tudo bem. É uma empresa que atua na área de armazenamento de dados, e que está sendo adquirida pela VMware. Mas isso não importa, o que importa é que, utilizando a busca, podemos perceber que ela tem menos concorrentes que a IBM e a Apple, o que indica que, provavelmente, é uma empresa menor.
Conclusão
Da próxima vez que fizer uma busca, olhe além dos resultados, e você poderá se surpreender com as informações que será capaz de descobrir. Nos exemplos deste texto, fica claro que o uso do termo "vs" é muito útil pra avaliar a magnitude de uma empresa com base na quantidade de concorrentes indicados pelo Google Instant.
A comparação não é precisa nem abrangente, mas o objetivo aqui é apenas indicar uma maneira rápida de avaliar se aquela empresa que você ouviu falar é "grande" no mercado ou não. Isto pode ser especialmente útil quando você está em dúvida se uma empresa tem condições de fornecer uma solução adequada para o seu ambiente, com base nos fornecedores que você já confia.
Com base nos exemplos apresentados, é fácil concluir que um produto da IBM pode ser tão bom quanto um da Microsoft ou da Oracle, por exemplo. Mas repito: esta dica é apenas uma maneira rápida de avaliar uma empresa, e não deve ser o único critério utilizado na análise.
Curta nossa página no facebook!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!