Backup múltiplo automágico com Dropbox, Skydrive e Google Drive


Já comparamos aqui os principais serviços de armazenamento de dados para uso pessoal, e agora trazemos uma dica pra usá-los de forma inteligente, visando ampliar a segurança dos seus dados.

A idéia é a seguinte: que tal fazer o backup automágico dos seus dados utilizando não apenas um, mas vários serviços na nuvem ? Legal, né ? Pois é. Pra ter o backup do backup dos seus dados na nuvem, basta seguir o roteiro a seguir.

Antes de começar, é importante destacar que o cenário considerado é o seguite: conta no Google Drive com 5 GB de espaço, Skydrive com 25 GB de espaço e Dropbox com 50GB de espaço. Se o seu cenário for diferente, adapte. Se tiver dúvidas, pergunte nos comentários.

Vamos lá. O objetivo é fazer backup dos dados mais importantes em múltiplos lugares, e para isso é necessário seguir os seguintes passos:
  1. Instale o Dropbox e o Skydrive;
  2. Instale o Google Drive. É importante instalar depois dos outros, pois é o único que permite escolher a pasta, e aqui está o primeiro "pulo do gato": instalar o GDrive dentro da pasta do Skydrive ou Dropbox, como for melhor para o seu cenário. Instalei dentro do Skydrive. Com isso, toda vez que atualizar ou enviar um arquivo para o GDrive, ele irá também para o Skydrive. Veja como ficou no meu caso:
  3. Crie um script para sincronizar as pastas dos aplicativos de armazenamento. O script é necessário porque Skydrive e Dropbox não permitem escolher a pasta onde devem ser instalados, como o GDrive. Com isso, é necessário duplicar os dados, copiando os arquivos de uma pasta para outra. No meu caso, para copiar os arquivos da pasta do Skydrive (que inclui o GDrive) para a pasta do Dropbox, um arquivo bat bem simples resolveu. Veja o conteúdo do arquivo bat abaixo:
xcopy c:\Users\...\SkyDrive\* c:\Users\...\Dropbox\Skydrive\ /C /D /S /H /Y
Não vou detalhar as opções do xcopy, se tiver dúvidas digite xcopy /? no prompt. É auto-explicativo.
O importante é entender que será necessário duplicar os dados, copiando da pasta do skydrive para a pasta do dropbox.
Conclusão

Com estas medidas simples, passei a ter 4 (sim, quatro!) cópias dos meus dados mais importantes. Uma local e outra em cada um dos três serviços citados. Isto sem contar a cópia no HD externo. Pra quê tanto ? Se você não adivinhou, já perdi muitos dados por falta de backup.

Ao fazer upload ou criar qualquer documento no Google Docs, por exemplo, este conteúdo é automaticamente baixado no computador pelo aplicativo do Google Drive, que vai salvar este arquivo localmente.

Como a pasta do Google Drive está dentro da pasta do Skydrive, este vai fazer o upload do arquivo para a nuvem da Microsoft.

E, para completar, periodicamente executo (manualmente) o script indicado, que copia os arquivos novos para a pasta do Dropbox, o que faz com que o aplicativo correspondente faça o upload dos dados para a nuvem.

Informações importantes

Tudo lindo, maravilhoso, mas é importante observar alguns detalhes e limitações desta abordagem.
A cópia dos dados do Skydrive pro Dropbox não é automática. Mas isto se resolve facilmente com um agendamento no Windows. Não fiz ainda por preguiça mesmo :)

Como é necessária esta cópia, acabo duplicando os dados do Skydrive na pasta do Dropbox. A depender do seu cenário, pode ser necessário até triplicar os dados.

Os dados com múltiplas cópias estão limitados pelo serviço de menor capacidade. Ou seja, somente 5 GB de dados estão "cobertos" pelas quatro cópias, por conta do limite do GDrive. Mas é possível, por exemplo, copiar todos os dados do Skydrive (25 GB) para o Dropbox (50GB), e eu faço isso, acrescentando uma "cobertura" de 3 cópias para até 25 GB de dados. E posso ter até 50 GB de dados com duas cópias, uma local e outra no Dropbox.

Neste cenário, somente os arquivos no GDrive terão backup automágico. E os arquivos que criar nos outros serviços ? No caso do Skydrive, será feita cópia manual para o Dropbox. No caso do Dropbox, não há cópia automática.

Caso não utilize mais que 5 GB em nenhum dos serviços, você pode adaptar o script para fazer a cópia nos dois sentidos, e assim manter os dados sincronizados em todos os serviços.

Quer ter mais dicas essenciais pra administrar melhor seu backup? Clique AQUI.

SAIBA MAIS...
O erro #1 que sysadmins cometem ao fazer backup de seus servidores virtuais
Unitrends Free - 1 TB de backup gratuito pra suas máquinas virtuais VMware e Hyper-V
Veeam Endpoint Backup - ferramenta gratuita para backup de estações e servidores físicos e virtuais
4 ferramentas gratuitas para backup de VMware (inclusive ESXi gratuito) e Microsoft Hyper-V
Onde obter entre 100 GB e 10 TB gratuitamente na nuvem (atualizado!)
Alternativas de #backup para ambientes virtualizados
Backup múltiplo automágico com Dropbox, Skydrive e Google Drive
#Backup gratuito do seu ambiente virtual com o #Veeam Backup Free Edition
#FISL 13: Tape's not dead
O problema da deduplicação
Veeam oferece soluções para ambiente VMWare ESX
FISL 9: Backup prático, porque precisamos evoluir!
Back In Time simplifica backup do Linux
Faça backup dos seus dados na nuvem
Sincronize suas pastas e computadores com simplicidade
Restore: backup multiplataforma com software livre
Backup online
Wuala une backup online e rede social
Veeam SureBackup faz verificação automática de backups no #VMware
Backup simplificado de GPOs

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!