O Galaxy S4 chegou com boas notícias pros donos de S3

O smartphone mais poderoso do mundo (3163 no GeekBench, seja lá o que isso signifique :) chegou com boas notícias para os donos de S3. O sucessor do maior concorrente que o iphone já teve traz especificações ainda mais incríveis, funcionalidades inteligentes, e deixa claro que a Samsung é o fabricante a ser batido no mercado de smartphones atualmente, o que tem deixado até a Google de orelha em pé, diante do risco de ver o maior vendedor de smartphones migrar para outra plataforma.
Mas vamos às boas notícias:
  • O S4 traz o Android 4.2.2 e uma série de "recursos inteligentes", a maioria via software, o que é importante saber, pois indica que há a possibilidade de que estes recursos sejam acessíveis aos proprietários do S3, Note, Note 2, etc. Já estão dizendo isso por aí;
  • E se você não pretende (ou não pode, como este que vos escreve) comprar um S4, confira esta lista de apps que pode suprir as necessidades criadas com o lançamento da Samsung :)
O que mais me chamou a atenção nos recursos do S4 não foi a tela pouco maior (5") ou a resolução muito melhor (1920x1080). Vejamos:
  • Esse processador octa-core é um absurdo! Um exagero friamente calculado pra criar hype e aguçar o instinto consumista :)
  • Os recursos Drama Shot e Sound & Shot vão fazer a alegria de usuários que adoram infestar as redes sociais com clipes e fotos;
  • A câmera de 13MP deve fazer com que os 16 GB de espaço não sejam suficientes para muitos;
  • O S Translator promete traduzir fácil e rapidamente texto e voz, mas já tem gente dizendo que o Google é bem melhor;
  • O Air Gesture deve amenizar o incômodo causado pela tela oleosa e suja, permitindo o uso do touch screen "sem touch" :)
  • O S Health, que oferece pedômetro e acompanhamento de exercícios e alimentação, é outro recurso que me interessou muito;
  • O S Voice Drive, se funcionar, servirá bem como substituto para os sistemas de entretenimento de alguns veículos atuais, permitindo ouvir e responder mensagens por voz, entre outros recursos que reduzem os riscos do uso do aparelho ao dirigir;
  • Os inúmeros sensores (humidade, temperatura, etc) e ainda infravermelho devem criar mais possibilidades para aplicações. Espero muita coisa interessante chegando nos próximos meses. A idéia de substituir o controle remoto pelo celular de forma mais simples também me agrada.
Alguns recursos me deixaram confuso:
  • Pra que serve usar as duas câmeras simultaneamente ?
  • Smart Stay ganhou um companheiro, o Smart Pause, que não acrescenta muito ao pausar vídeos automaticamente (IMHO);
No final das contas, pode-se dizer que o lançamento do S4 é, acima de tudo, uma demonstração de força da Samsung, uma forma de marcar território e deixar claro que chegou pra valer e vai ser determinante nos rumos do mercado de smartphones de agora em diante.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!