Atualização do GMail num smartphone perto de você.


A mais recente atualização do GMail começa a chegar nos smartphones. Menos no meu :)

A idéia de organizar as mensagens não é nova, aliás o GMail é pioneiro nisso, mas a solução adotada pela Google pode não ser a ideal, havendo alternativas como o Active Inbox, que propõem outra abordagem, baseada em prioridades, que me agrada mais.

De todo modo, a tentativa é válida, melhora bastante a visualização das mensagens e simplifica muito o gerenciamento da caixa de entrada, principalmente pra quem ignora solenemente o recurso de arquivamento de mensagens (conheço muitos assim :).

A organização, que eu vou chamar de "baseada em temas", é interessante e, embora não passe uma idéia de prioridade, pode sim ser adequada para priorizar suas mensagens, e o melhor, sem a necessidade de buscar o impossível: caixa de entrada zerada.

Pra mim, a grande vantagem da divisão temática da caixa de entrada é, além do óbvio "cada um no seu quadrado", a possibilidade de manter mais mensagens na caixa de entrada, evitando o esquecimento que o recurso arquivar invariavelmente causa. Assim, você pode arrastar as mensagens mais importantes pra categoria Primário, as não tão importantes assim pra Updates, e as demais separar em Social, Fóruns e Promoções, categorias que devem abrigar aquelas mensagens que lemos "quando dá".

Já ativei o recurso no desktop, mas como a nova versão do GMail ainda não chegou no meu smartphone, a caixa de entrada tá "atolada" de mensagens. Mas nada que prejudique muito o gerenciamento.

Ainda não ativou o recurso ? É muito fácil, basta clicar na engrenagem e depois em configurar caixa de entrada. Confira.

E vocês ? Como pretendem usar mais esta novidade do melhor e-mail de todos os tempos da última semana ?

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!