#FISL14: Cluster de alta disponibilidade com JBOSS AS no Fedora 18

O Maurício Magnani fez uma palestra muito interessante, em que apresentou os recursos e possibilidades do JBoss AS quando se trata de alta disponibilidade através da implementação de cluster para o servidor de aplicação.

Ele demonstrou um ambiente composto por um front-end e dois servidores de aplicação Jboss AS 7 em cluster com balanceamento de carga, revelando alguns aspectos da configuração do ambiente, arquitetura da solução e funcionalidades como replicação de sessão e recuperação em caso de falhas de servidor, com o redirecionamento automático do cliente para outra instância da aplicação, em outra localização inclusive, já que os servidores de aplicação do cluster estavam na nuvem, um na Holanda e outro nos EUA.

Fiquei bem impressionado com a robustez da solução e com os recursos de gerenciamento, alta disponibilidade e cases de sucesso. O Maurício trabalha atualmente no Groupon e trabalhou na Red Hat, tendo experiência com o uso do JBoss em ambientes de grande porte, e atestando sua qualidade.

Pude conversar com ele antes do início da palestra, quando citou alguns cases que me chamaram a atenção, como o uso do JBoss nas eleições e no processamento de cupons do Groupon.

RSS   E-Mail  Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!