#FISL14: Integração e entrega contínua de produtos ? Que venha o eXtreme Programming!

A palestra do Daniel Wildt e Guilherme Lacerda, do Coding By Example, foi absolutamente sensacional!

É muito legal quando vemos uma palestra em que os palestrantes dominam o tema, sabem criar uma apresentação (visualmente falando) e, de quebra, têm uma dinâmica que cativa e diverte. Fiquei fã dos caras, até porque do tema (métodos ágeis) já sou há algum tempo.

Eles mostraram resultados efetivos da adoção de métodos ágeis, deixando claro que em alguns (poucos) anos, as empresas que não adotarem estas práticas estarão fora do mercado. A tendência é forte na iniciativa privada e no governo.

A apresentação abordou desde aspectos teóricos de eXtreme Programming, SCRUM, Kanban e outros, além de um apanhado histórico sobre a origem destas práticas, o perfil multidisciplinar do novo desenvolvedor, até um verdadeiro arsenal de ferramentas para testes e apoio a "atividades ágeis" no desenvolvimento.

Falando um pouco dos resultados, eles brincaram com várias situações interessantes, como o fato de não terem precisado fazer hora extra em 2013, ou a situação em que entregavam funcionalidades mais rapidamente que o marketing conseguia divulgar. Interessante, hein ? Mais que isso, é incrível! Quero muito conseguir colocar estas coisas em prática em breve. Quem sabe ?

Infelizmente não encontrei a palestra no site deles nem o vídeo no site do FISL. De todo modo, no site deles tem muita coisa legal.

RSS E-Mail Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!