#FISL14: FirefoxOS Ubuntu Touch

O Fabrício (@fczuardi) falou sobre a filosofia dos sistemas da Mozilla e Canonical, seguindo a linha de convergência de sistemas adotados nos vários dispositivos móveis, mantendo as mesmas características, interface, metáforas, etc. Além disso, destacou a idéia de manter os sistemas dos dispositivos móveis aberta, como a web.

Destacou citações da Canonical sobre os superfones e da Mozilla sobre o uso de HTML5 e tecnologias abertas. Depois discutiu a questão da falta de liberdade de algumas plataformas do mercado, e então apresentou a interface do FirefoxOS e Ubuntu Touch.

Ele descreveu então os meios para desenvolvimento de aplicativos para os sistemas, destacando que a Mozilla está "batendo forte" na questão do HTML5, sendo este o único meio para desenvolver apps para o FirefoxOS, enquanto o Ubuntu Touch suporta apps desenvolvidas em QT também. Descreveu também as APIs, que no caso do FirefoxOS permitem acesso através de HTML5 a todo tipo de recurso do smartphone/tablet. Isto significa que a Mozilla está especificando diversas APIs que irão permitir em breve acesso através da web a recursos que hoje são limitados.

RSS  E-Mail Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!