#FISL14: I don't want to miss a thing... where is the memory going ?

O Rafael Aquini, da Red Hat, explicou que a palestra iria apresentar uma visão geral do gerenciador de memória do kernel do Linux, sem muito aprofundamento mas trazendo informações úteis baseadas no fato de que a apresentação foi montada anos atrás como forma de fornecer orientação para equipes de suporte que se deparavam com questionamentos sobre a utilização de memória no Linux. Ele indicou também que o conteúdo foi adaptado para ser o mais agnóstico possível, embora tenha sido baseado, inicialmente, nas versões do RHEL.

Ele explicou conceitos básicos como memória virtual, tabelas de página (page tables) e a idéia de adiar ao máximo as operações de alocação, efetivando o uso de memória pelas aplicações apenas quando realmente necessário, através de técnicas como demand paging e page frame replacement, sempre visando otimizar o tempo das operações do kernel.

O Rafael exemplificou a alocação de memória acima do limite de memória física, para demonstrar a utilidade da memória virtual, e explorou informações do /proc para verificar que a memória física utilizada efetivamente (VmRSS) é bem menor que a memória alocada no mapa de memória do processo (VmSize). Isto, claro, considerando que o processo alocou (pediu) mas não usou (escreveu) ainda a memória.

O tempo ficou curto e ele não pode fazer muitos outros exemplos, mas mostrou algumas situações típicas que podem causar confusão. Ele deixou claro que, para o kernel Linux, memória livre é memória desperdiçada, por isso o kernel faz tudo que pode pra ocupar a memória, inclusive utilizando vários caches. Explicou também que o kernel "aposta" que informações lidas serão lidas novamente.

RSS  E-Mail Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!