#FISL14: Why conferences matter: Lessons learned from Linux file systems development

A palestra da Valerie Aurora foi surpreendente, pois partiu de aspectos técnicos para atingir aspectos delicados relacionados ao comportamento das pessoas, em especial os homens, em conferências de software livre.

Ela mencionou a importância das conferências de software livre para o desenvolvimento dos sistemas de arquivos do Linux, destacando, com base na experiência dela, que as listas de distribuição tendem a evidenciar os problemas e facilitam as críticas de alguns que muitas vezes nem contribuem efetivamente com o software livre, e que em outros momentos criam um ambiente desfavorável à colaboração, como no caso de uma mensagem furiosa de Linus Torvalds há muitos anos.

Por outro lado, nas conferências há uma tendência de participação de pessoas com intenção mais efetiva de colaborar, mais positivas e receptivas à troca de idéias, e isso foi decisivo para o desenvolvimento do EXT4 e BTRFS, de acordo com a experiência dela.

Mas estas questões mais técnicas foram o ponto de partida para tratar de um assunto delicado: o assédio às mulheres em eventos de software livre. Segundo Valerie, o comportamento dos homens neste tipo de evento em relação às participantes desestimula a participação delas, e algumas iniciativas para combater isto estão sendo tomadas, dentre elas a criação de políticas anti-assédio, como a que foi criada para o FISL 14, pela primeira vez.

Eu acho que esta é uma causa que devemos apoiar, obviamente, pois este tipo de atitude é absolutamente intolerável. O projeto Ada Initiative, fundado pela Valerie, lida com estas e outras questões relacionadas à participação das mulheres na cultura do software livre.

RSS   E-Mail  Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!