#FISL14: Monitoração usando Zabbix

Monitoração usando software livre / Zabbix

Só consegui ver uma parte desta palestra, mas achei muito interessante o que vi. O pessoal do SERPRO apresentou um plugin chamado árvore de serviços, que fornece informações sobre a hierarquia de serviços através de uma árvore navegável, permitindo identificar o componente do serviço responsável por uma falha, incluindo controle do processo de propagação desta falha de forma a melhorar a identificação da criticidade de uma falha.

São definidos pesos para cada componente e outras métricas que permitem, por exemplo, indicar a falha de um servidor numa estrutura de farm web através de um status que informe com precisão a gravidade da falha, que neste exemplo representa uma degradação do serviço, mas não a sua interrupção. Assim, a falha de um servidor web num farm web com 6 servidores é indicada em azul, e a falha de um segundo servidor altera o status para amarelo, uma vez que a gravidade da falha aumenta (um servidor representa 17% do farm, dois representam 33%).

Desconfio que o site do Adail, um dos palestrantes, seja este aqui, e encontrei um vídeo do SERPRO de palestra sobre Zabbix em 2013, que acredito ser semelhante à apresentação feita no FISL.

RSS   E-Mail  Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!