#FISL14: Monitorando Datacenter com Arduino (gastando menos de R$ 200,00)

A palestra do Aguinaldo Bezerra, de Natal, que trabalha na Barreira do Inferno, e que tive a satisfação de conhecer e trocar algumas informações valiosas sobre software livre, foi bem interessante.

Estruturada, objetiva e útil são adjetivos que julgo bem adequados pra descrever a apresentação dele que, muito bem organizada, apresentou o que deveria ser mais comum numa região tão carente quanto o nordeste: soluções criativas para problemas comuns.

Ele mostrou que é possível contornar problemas típicos da região (carência de fornecedores, dificuldade em adquirir determinadas soluções, especialmente no governo) de forma inteligente e efetiva.

A solução consistiu em adquirir uma placa Arduino, sensores e outros componentes que permitiram desenvolver uma "solução caseira" para monitorar temperatura, umidade, energia e até presença (a partir de informações de luminosidade) no datacenter.

A apresentação na íntegra está no site do FISL: http://hemingway.softwarelivre.org/fisl14/high/41f/sala41f-high-201307060958.ogg.

RSS   E-Mail  Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!