#FISL14: The web is lego

Graças a uma palestra desastrosa que acabou em apenas 10 minutos, tive tempo de conferir a apresentação do Mark Suman, da Mozilla. Que sorte! Foi uma daquelas palestras que pelo título não dá pra saber, mas quando você confere "ao vivo" fica muito satisfeito de estar naquele lugar naquele momento.

As palestras da Mozilla sempre nos fazem pensar além do óbvio, como já relatamos aqui em FISL anteriores, por isso fiquei feliz assim que notei que a palestra era do pessoal do FirefoxOS.

O Mark falou sobre o fato de que a web está com problemas sérios, e que precisamos "tomá-la de volta". Ele discursou sobre como o Tim Berners Lee teve a visão de uma web aberta, em que fosse possível não apenas ter acesso ao conteúdo, ao resultado, mas ao código fonte, ao processo, aos recursos que viabilizaram aquilo, permitindo mais colaboração e construção de conhecimento e soluções.

E ilustrou de forma incrivelmente simples: se não fosse essa a idéia, por que disponibilizar o recurso de acesso ao código fonte da página, como qualquer navegador permite deste os primórdios da web ? É pra pensar ou não é ?

Mark continuou, apresentando o que a Mozilla está fazendo a respeito, citando iniciativas como o Webmaker, que permite criar conteúdo na web de maneira simples, fácil e colaborativa, a partir do que outros criaram antes. Usou como analogia os remixes de Gangnam Style que explodiram na web. Citou ainda as iniciativas educacionais em torno do webmaker, como um portal com lições e instruções que facilitam o aprendizado das tecnologias da web moderna (HTML5, CSS, etc).

Depois mostrou o PopcornMaker, outra ferramenta voltada para facilitar o aprendizado de tecnologias web, falou sobre como o FirefoxOS se encaixa nesta visão.

Demonstrou então um aplicativo para criação de apps para dispositivos móveis (seria um meta-app?) cujo objetivo é tornar, eu diria, "ridiculamente fácil" a criação de aplicativos para qualquer pessoa. Basta dizer que eles estão trabalhando com crianças.

Finalizando, Mark convocou todos a se engajarem na campanha, promovendo eventos, por menores que seja, onde se ensine as pessoas sobre o funcionamento da web. A Mozilla pretende fomentar este tipo de ação em todo o mundo, e o Mark deixou claro que isso é só o começo, e que é uma oportunidade de fazer história.

Que assim seja!

O vídeo da apresentação está disponível em http://hemingway.softwarelivre.org/fisl14/high/40t/sala40t-high-201307061500.ogg.

RSS   E-Mail  Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!