#FISL14: PostgreSQL Big Data

Na melhor palestra do dia, o Fábio Telles Rodrigues, da Timbira, a empresa brasileira de PostgreSQL (segundo ele), fez uma abordagem muito interessante sobre a utilização do PostgreSQL em ambientes com grande volume de dados, notadamente acima de 1TB.

Ele contextualizou o cenário considerado para a buzzword Big Data e foi além, apresentando uma série de exemplos, dicas e informações muito úteis sobre banco de dados, que embora citados com referência ao PostgreSQL, são válidos independentemente da solução de SGBD utilizada, a exemplo da idéia (antiga) de particionamento de tabelas, criação de tabelas auxiliares para relatórios frequentes e pesados e muitas outras dicas de desempenho que valeram cada minuto da palestra.

O Fábio demonstrou domínio, experiência e habilidade na condução da palestra, com informações relevantes, casos práticos e humor. A palestra não está disponível no site, mas pelo que pude observar é muito semelhante à apresentada no PGDay SP 2012 (abaixo).

RSS   E-Mail Icon Icon 

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!