Conheça já as novas certificações da VMWare: VCA-DCV, VCA-Cloud e VCA-WM



A VMware lançou recentemente novas certificações que oferecem oportunidades bastante interessantes aos profissionais interessados em virtualização. Todo profissional de TI sabe que virtualização é uma tecnologia cada vez mais presente nas empresas, e que o conhecimento e domínio sobre o tema é fundamental para crescer na carreira.

Entretanto, a principal fornecedora de soluções na área, a VMware, exigia que o profissional realizasse um treinamento oficial num centro autorizado pela empresa, para obtenção de certificações reconhecidas como a VCP - VMware Certified Professional.

Eu disse exigia. Pois é. Não mais. As novas certificações eliminam este requisito, e é possível obter a certificação sem qualquer treinamento, embora seja recomendável, especialmente aos menos experientes, buscar treinamentos de qualidade em virtualização que possam facilitar a obtenção da certificação. Até porque a inscrição para realização do exame não é gratuita, e você não pretende jogar seu rico dinheirinho fora, não é mesmo ?

A certificação VCA-DCV (VMware Certified Associate - Data Center Virtualization), como o nome sugere, é voltada para o conhecimento das soluções de virtualização da VMware, especialmente a suite vSphere, enquanto a certificação VCA-Cloud cobre os produtos da linha vCloud Suite. Já a certificação VCA-WM (Workforce Mobility) foca nos produtos para virtualização de desktops da linha VMware View.

Alguns benefícios das novas certificações


  • Reconhecimento de seu conhecimento técnico
  • Transcripts oficiais da VMware
  • Utilização de logotipo respectivo
  • Acesso ao portal exclusivo VCA
  • Convite para exames beta e cursos
  • Desconto em eventos da VMware
  • Maiores oportunidades de progressão na carreira

A prova custa U$120 (U$ 60, com desconto de 50% até o fim de 2013), é feita online, composta de 50 questões e você tem entre 75 e 120 minutos pra respondê-las, a depender do idioma selecionado (não, português não está disponível).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!