O poder do Google Apps Script

//O poder do Google Apps Script

O poder do Google Apps Script

Google Apps Scripts
Este post é rápido, somente pra indicar este recurso incrível que descobri há relativamente pouco tempo, e que hoje começo a fazer uso mais intenso, o que deve me permitir inclusive “descobrir” posts interessantes aqui pro blog: o Google Apps Script.
Meu GMail é um repositório incrível de informações valiosas em termos de conteúdo para o blog. Tenho mensagens arquivadas desde 2004, desde listas de discussão sobre Windows, Linux, Governança de TI, Redes e Segurança, sem contar nas dezenas de alertas do Google que utilizo há pelo menos 5 anos.
O problema é que o volume de informação é absurdo (minha cota está praticamente esgotada!) e não há tempo para “vasculhar” mensagens antigas (ou nem tanto) em busca de informação útil, exceto quando tenho um problema específico e recorro ao arquivo com uma taxa razoável de sucesso.
A solução que encontrei foi conseguir quem desenvolvesse uns scripts simples pra ser meu ponto de partida, e agora estou refinando os mesmos de modo a “extrair” informação útil do meu arquivo de mensagens com base em uma série de critérios. Os resultados vocês começarão a ver em breve!
E para isso o Apps Script é perfeito, pois permite o acesso a mensagens do GMail, recursos do GDocs e muito mais, de forma que dá pra fazer muita coisa legal, especialmente se você é usuário hard dos apps da Big G.
Vi um case há um tempo sobre um professor que cadastrava questões numa planilha e usava um script simples pra gerar provas aleatórias automaticamente. Dá pra gerar estatísticas do GMail, fazer mala direta, analisar respostas a formulários de pesquisa, enfim, muitas possibilidades!
Quem me conhece sabe o quanto sou resistente a desenvolver, mas mudanças na carreira me fizeram descobrir que programar pode ter um lado bom, interessante e até divertido 🙂
By |2018-08-29T10:17:12+00:00novembro 4th, 2013|Sem categoria|1 Comment

About the Author:

One Comment

  1. Julia Faz 14 de novembro de 2013 at 16:59 - Reply

    Parece ser realmente muito útil pra quem tem muita informação como vc! Não gosta de desenvolver por quê?! Não quer reinventar a roda ou disputar com o Google, logo ele que te dá essa ferramenta nas mãos!

Leave A Comment