4 ferramentas gratuitas para backup de VMware (inclusive ESXi gratuito) e Microsoft Hyper-V



Backup é uma das maiores preocupações de qualquer profissional de TI. Em ambientes virtualizados, a proliferação de máquinas virtuais aumenta os riscos, afinal são mais máquinas e, consequentemente, mais dados, aplicações, serviços e áreas de negócio afetadas em caso de falhas e perda de dados.

Por isso, investir numa boa solução de backup e recuperação de desastres, mais que desejável, é imprescindível a qualquer departamento de TI que se preze.

A boa notícia é que, ao contrário do que muitos podem imaginar, há muitas soluções interessantes no mercado, e destacamos a seguir as soluções gratuitas que identificamos, e que suportam inclusive a versão gratuita do hypervisor da VMware. Algumas suportam também o Microsoft Hyper-V.

Vamos à lista.


O caçula da lista é o Unitrends, que tem sido muito comentado recentemente, por estar presente na VMworld 2013, ganhando ainda mais visibilidade com a solução que oferece, mesmo em sua versão gratuita, suporte ao VMware ESXi, com direito a backup "a quente", agendamento, recuperação de arquivos e deduplicação.




O Thinware vBackup é uma solução que chama a atenção por oferecer, em sua versão Standard (gratuita), suporte ao VMware ESXi, com direito a backup "a quente", recuperação de arquivos, Instant Restore para testar backups sem afetar o ambiente de produção, além de integração com o VMware Converter.





O Trilead VM Explorer é outra solução de destaque que aposta, em sua versão gratuita, no suporte ao VMware ESXi e Microsoft Hyper-V, com direito a backup "a quente", compressão e cópia de arquivos entre hosts e também para a estação de gerenciamento.


E não poderíamos fechar a lista de forma melhor. O tradicionalíssimo ghettoVCB, precursor das soluções alternativas e gratuitas para backup de ambientes virtualizados e sobre o qual falamos desde 2010, continua firme e forte, evoluindo com suporte à versão 5.1 do ESXi, além de compressão (experimental), backup de VMs com snapshots, suporte a múltiplas instâncias do script em execução e muito mais.


O que acharam da lista ? Já conheciam ? Tem alguma outra solução para indicar ?



Se estiver interessado em soluções mais "tradicionais", confira nosso outro post sobre alternativas de backup para ambientes virtualizados.


Quer ter mais dicas essenciais pra administrar melhor seu backup? Clique AQUI.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!