10 notícias pra ficar atualizado sobre virtualização e computação em nuvem com VMware vSphere e vCloud

Apesar de não estar postando aqui com tanta frequência sobre VMware como fazia antigamente, continuo acompanhando o que acontece no mundo da virtualização e computação em nuvem, e trago a seguir uma compilação do que vi de mais interessante recentemente sobre a Big V.

A VMware possui, desde a versão 5.1 da suite vSphere, um componente denominado Multi-hypervisor Manager, que substituiu o antigo VXP Manager, e permite gerenciar, como o nome sugere, hypervisors de outros fabricantes, embora esteja limitado inicialmente apenas ao Microsoft HyperV, e ainda assim sem suporte à versão que acompanha o Windows Server 2012. Por isso digo há tempos que o Hypervisor não importa mais.

A versão mais recente do Openstack (Havana) traz uma contribuição significativa da VMware, e sabe por que? Em parte, porque não faz sentido comparar diretamente Openstack e VMware vSphere, levando em conta que é possível integrar as soluções, especialmente se sua empresa já fez investimentos pesados na suite vSphere. Saiba mais sobre a arquitetura do Openstack Havana e conheça as possibilidades (e limitações) de integração com as soluções da VMware nesta excelente série de artigos. De quebra, descubra curiosidades surpreendentes como o fato de que a Citrix desenvolveu a primeira versão dos componentes e drivers de suporte ao ESXi da VMware. Leitura recomendadíssima!

A Veeam tem um conteúdo muito interessante que ajuda a entender melhor este mundo (nebuloso pra muitos!) do backup em ambientes virtualizados, e ainda ajuda a aprofundar o entendimento dos recursos disponíveis nas soluções de virtualização suportadas pela solução. Por isso, vale muito a pena conferir os vídeos e análises da Veeam relacionados neste artigo.

Se você pretende fazer a certificação VCP5-DCV, saiba que agora são 135 questões e 120 minutos para responder, e que as questões são "v5.x agnostic", ou seja, o nível de detalhe das questões não aprofunda especificidades de nenhuma versão específica a partir da 5.0. Se você quiser opções mais light para certificações da VMware, confira este artigo aqui.

Se você conhece ou adquiriu o vCOPS (vCenter Operations Manager), este artigo pode ser bastante útil pois indica como tirar o máximo do monitoramento avançado que a solução oferece com o mínimo de custo em termos de licenciamento.

Conhece o vCenter Support Assistant ? Eu também não conhecia :) É um appliance que permite obter orientação sobre atualizações, alertas e outras informações úteis para manter a solução funcionando "redondinha"!

Conhece o Nutanix ? Pois devia. Esta solução vai na contramão das tradicionais SAN e NAS, e ainda assim apresenta algumas características muito interessantes em termos de desempenho, escalabilidade, alta disponibilidade, entre outras, levando alguns especialistas a colocar em cheque supostos "mitos" como a idéia de ter uma quantidade "ilimitada" de VMs num único datastore. Será ? Leia e tire suas próprias conclusões.

Conhece o VSAN, uma das novidades da mais recente versão da suite vSphere ? Se não conhece, corre lá pra conhecer. A solução mal saiu do forno e já está sendo atualizada com suporte a 16 nós.

O vCenter Log Insight é uma solução para Log Analytics, que permite entender com mais facilidade o que acontece nos bastidores do ambiente virtualizado. A VMware oferece um ebook gratuito sobre esta solução.

Que tal saber quais os maiores e melhores blogs sobre virtualização com VMware em 2014 ? Há uma enquete rolando, mas eu nem me preocupei em responder, só os indicados já valem a visita.

Pois é, pessoal. Muita coisa acontecendo né ? Tudo ao mesmo tempo agora. Como diria Marcelo D2, a caravana não para! É isso. Até o próximo post :)

GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Quer saber mais sobre Virtualização e VMware? Clique aqui.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!