Notícias da VMware: ESXi nested, Netflow, Airwatch, NSX, vMA, nuvem híbrida e muito mais!


Resumo das notícias sobre virtualização e computação em nuvem da VMware.

O favoritevmguy (que apelido, hein?) mostra como ativar o copiar/colar a partir da console VMware. É necessário acessar o host via ssh e alterar alguns parâmetros.

O Leandro, do Blog VMware, mostra como configurar um vDS (VMware Distributed Switch) para redirecionar o tráfego a um coletor Netflow como o NTOP ou outra ferramenta equivalente. É algo que se torna necessário a partir do momento em que os ambientes virtualizados demandam atividades de análise de tráfego, seja por questões de segurança, compliance ou desempenho.

A VMware traz os planos para integração da mais recente aquisição (acho), a Airwatch, que deve render a empresa a possibilidade de oferecer uma solução BYOD plenamente gerenciável através do conceito de containers (imagino que seja algo parecido com o Samsung Knox), onde o ambiente corporativo fica isolado do ambiente do usuário, seja através do smartphone, tablet, notebook ou desktop (se é que alguém ainda usa :).

O Leandro informa a disponibilidade do VMware Tools para ESXi, útil para cenários de virtualização nested, onde o hypervisor é virtualizado (já vi até 3 níveis de inception!).

Já viu as ofertas de nuvem híbrida da VMware ? São três opções: Disaster Recovery, Dedicated e Virtual. A primeira inclui, obviamente, funcionalidades para automatizar a recuperação do ambiente virtualizado em caso de desastres, a segunda oferece uma nuvem exclusiva, e a terceira, se entendi bem, oferece um serviço equivalente ao shared hosting baseado em VPS que vemos em muitos provedores mundo afora.

Aqui uma coisa que preciso conseguir tempo pra estudar: virtualização de rede com VMware NSX. Esta série de posts do Wahl Network traz alguns artigos interessantes.

O 4sysops traz um guia para instalar e configurar o vSphere Management Assistant, uma ferramenta muito útil para automatizar através de scripts a coleta, diagnóstico e análise de diversos aspectos da suite de virtualização. Já usei há algum tempo e recomendo, há uma "comunidade" no site da VMware onde é possível obter muitos scripts interessantes de hardening, levantamento de configurações do ambiente, enfim, muita coisa legal.

Conhece o Web Commander ? É um "fling" que permite delegar atividades para usuários através de uma interface web simples, dispensando a instalação do vSphere Client e outras ferramentas.

O Intense School traz um guia sobre o Update Manager, que explica como utilizar a ferramenta de atualização dos componentes (máquinas virtuais, aplicações, appliances virtuais, VMware Tools, hosts, hardware virtual, etc) da suite de virtualização.

O nisah.net mostra como obter informações de interfaces de rede em switches virtuais utilizando um script PowerCLI.

O Leandro traz mais um artigo mostrando como abrir portas no Firewall do ESXi.

E aí ? Tá bom ou quer mais ? Até o próximo post!

GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Quer saber mais sobre Virtualização e VMware? Clique aqui.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!