Salvando vidas e economizando com Big Data


Em mais um exemplo claro do "poder" do Big Data, neste caso com uma ênfase muito importante para o aspecto da "Ciência de Dados" (Data Science para os gringos), um projeto desenvolvido pelo Centro de Ciência de Dados da Universidade de Washington está sendo usado num hospital com muito sucesso!

O projeto, chamado Risk-O-Matic, utiliza técnicas de aprendizado de máquina para prever, através de um indicador de risco, se um paciente que acabou de passar por um tratamento vai retornar ao hospital em pouco tempo (menos de 30 dias, por exemplo) por conta do mesmo problema, dentre outras possibilidades.

Para isso são usados muitos dados sobre o histórico médico e perfil do paciente compostos por mais de 100 atributos, que são analisados através de aplicações web e móveis.

Este tipo de projeto é de especial interesse do governo dos EUA e dos hospitais de lá por conta do famoso Obamacare, o programa de saúde que remunera hospitais com base na melhora dos indicadores de saúde, cujos custos chegam a 15 bilhões/ano apenas por conta do retorno aos hospitais, em menos de 30 dias, de 25% dos pacientes que acabaram de passar por tratamentos cardíacos. A idéia do governo é remunerar melhor hospitais que ajudarem a melhorar estes indicadores.

O projeto é ainda mais promissor por se tratar de iniciativa genérica, que pode ser aproveitada por qualquer governo, hospital, etc, de forma que os pesquisadores estão estudando montar uma empresa pra comercializar a solução, que também pode ser integrada a outras soluções médicas do mercado.

Fico cada vez mais fascinado por este novo mundo de possibilidades que se apresenta a partir das tecnologias de Big Data.

Quer conversar mais a respeito deste fascinante tema ? Deixe seu comentário aqui!

Via GigaOM.

Agora você tem uma importante decisão a tomar.

Aprender mais sobre Big Data e se diferenciar no mercado, ou simplesmente fechar esta janela e desperdiçar a oportunidade de crescimento profissional. 

A escolha é sua!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!