Novo método de recarga de smartphone usa voz e ruído



O Clube do Hardware informa o desenvolvimento de um mecanismo inusitado para a recarga de celulares e smartphones bastante curioso, pois utiliza elementos de áudio, seja uma conversa ou o ruído do trânsito, convertendo os sinais sonoros em energia para recarregar o aparelho.

Fico aqui imaginando aqueles momentos de estresse quando não conseguimos completar uma ligação ou conexão, que subitamente se transformam em oportunidade de recarregar o smartphone com "sinais sonoros de alta intensidade" :)

Confira abaixo o trecho do boletim do Clube do Hardware que menciona a iniciativa.
Nokia e Universidade Queen Mary desenvolvem recarga para smartphones através do som 
A Nokia, em parceria com a Universidade Queen Mary, em Londres, está desenvolvendo um projeto para recarregar smartphones através de ondas sonoras. 
Segundo os cientistas, o protótipo do smartphone possui vários nanogeradores desenvolvidos para capturar ondas do som ambiente e transformá-las em energia. Com isso, os pesquisadores conseguiram gerar uma tensão elétrica de cinco volts utilizando a voz humana, música e até barulhos nas ruas. 
A tecnologia é baseada na ideia de pesquisadores sul-coreanos que, há quatro anos, descobriram que nanofios feitos de óxido de zinco produzem energia elétrica quando submetidos a algum estresse mecânico. 
O projeto ainda está em fase inicial, mas, caso funcione como o esperado, poderá recarregar completamente um smartphone em algumas horas, em qualquer ambiente com ruídos. 
Mais informações:
http://bit.ly/1ywuTdZ

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!