Ripple, o protocolo de transferência de dinheiro mundial
O Ripple é uma iniciativa que busca estabelecer um “protocolo aberto para transferência monetária via web”, ou seja, seria um facilitador de transferências de dinheiro entre instituições. A idéia é que o protocolo se torne o SMTP ou HTTP do dinheiro. Um plano bastante ambicioso, na minha opinião.
Uma das características mais interessantes do protocolo é que ele é agnóstico em relação à moeda, o que significa que a conversão entre moedas dos mais diversos países pode ser feita sem envolver as criptomoedas como Bitcoin, por exemplo, que é vista com ressalvas por muitos.
O protocolo passou a ser suportado recentemente por dois bancos dos EUA, o New Jersey-based Cross River Bank e o CBW Bank, o que sugere que há alguma possibilidade de sucesso da iniciativa.
Entretanto, os entraves, especialmente regulatórios, são muitos, e acredito que será difícil, ou pelo menos levará muito tempo, até que este tipo de idéia seja bem aceita em termos mundiais.
De todo modo, é fato que a tecnologia continua transformando de maneira significativa a maneira como vivemos e lidamos com dinheiro, nos comunicamos, nos divertimos, comemos, enfim.
E você, acha que o Ripple pode decolar, ou vai fazer um “voo de galinha” ? 🙂
Via GigaOM.

Para saber mais, confira estas vídeo aulas gratuitas.