Inbox by GMail - Primeiras Impressões

Inbox by GMail - A caixa de entrada que funciona pra você

Pra quem não sabe, a mais nova iniciativa do Google atende pelo nome de Inbox.

A idéia é oferecer uma nova experiência de uso do email (já vi essa conversa antes). O interessante é que, aparentemente, dessa vez resolveram juntar tudo que aprenderam com as guias do novo GMail, a caixa de entrada prioritária, e até outros serviços que prometem organizar o GMail, numa coisa só. E pode dar certo!

O lado bom

O serviço agrupa as mensagems por tema (compras, viagens, finanças, promoções, social, fóruns, atualizações, etc) e, mais importante pra mim, trata tudo como tarefa.

O agrupamento facilita identificar rapidamente suas prioridades e dar mais atenção ao que mais te importa, com a vantagem te ter fotos, vídeos e documentos anexos destacados "de cara", simplificando a análise das mensagens.

O tratamento como tarefas permite marcar como concluída uma mensagem com a qual já lidou, ou ativar um lembrete através da opção adiar, ou ainda usar o recurso pin pra fixar a mensagem na caixa de entrada.

Se você simplesmente ler a mensagem e não marcar como concluída ela fica "pairando" na sua caixa de entrada, e se você fixar a mensagem ela fica disponível também quando acionada a opção de mostrar somente as mensagens fixadas (pense nisso como um sinalizador de importância da mensagem).

O lado ruim

Como todo serviço novo, há problemas e limitações. Neste caso mais limitações que problemas, mas que já estão incomodando os usuários e povoando os fóruns com pedidos de mais funcionalidades, em especial o recurso de assinatura e a possibilidade de apagar uma mensagem sem abrir, pra citar apenas as que considero mais relevantes.

A Google está pedindo que os usuários colaborem com sugestões de funcionalidades, explicou que é apenas o início do projeto, mas entendo que o Inbox poderia ter começado contemplando algumas funcionalidades essenciais do GMail.

Além disso, o acesso ao serviço, por enquanto, é feito apenas por convite, sendo que alguns usuários começaram hoje a ter a possibilidade de enviar convites (ainda não ativou pra mim). A solicitação de convite é feita enviando uma mensagem pra [email protected] ou acessando http://inbox.google.com e solicitando um convite, caso não tenha um amigo que possa te enviar.

Conclusão

Penso que o Inbox é um passo na direção certa, mas poderia ter começado melhor. É um serviço que dá uma nova perspectiva ao email, que se mostra cada dia mais um serviço extremamente útil e resistente ao tempo, se aprimorando de acordo com as novas necessidades que surgem.

Acho que o Inbox tem tudo pra ser um sucesso!

E você, concorda comigo ? Quer um convite ? Deixe aqui seu comentário!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!