Ubuntu Utopic Unicorn - calmaria antes da tempestade

Ubuntu Utopic Unicorn - o que você precisa saber

O Unicórnio Utópico chegou sem grandes alardes, sendo noticiado como "a calmaria antes da tempestade".

Isto porque a versão Desktop não traz novidades além da atualização de kernel (3.16), que melhora a detecção de hardware, e versões mais recentes do Libre Office, Firefox, Chromium, XOrg, componentes do GNOME e outras pequenas melhorias para a versão desktop, como correções de bug do Unity.

Isto, na opinião de alguns especialistas (e eu concordo), é um sinal de maturidade. Por isso, quem está usando a versão LTS (Long Term Support) 14.04 tem poucos motivos pra se preocupar em atualizar, o que consolida esta versão como a mais indicada também para usuários finais e não somente para servidores.

Do ponto de vista do servidor, entretanto, há algumas mudanças importantes, em especial para quem usa Ubuntu em nuvem pública ou privada, já que foi incluído suporte para a versão mais atual do OpenStack (Juno), atualizações da libvirt, QEmu/KVM, MaaS (Metal as a Service), e o queridinho do momento, LXC (Linux Containers), no qual se baseiam algumas das ferramentas para computação em nuvem mais importantes atualmente, incluindo a também atualizada Docker.

A Tempestade

Enquanto a versão oficial traz poucas novidades, o projeto Ubuntu Desktop Next promete mudanças drásticas nas próximas versões, com destaque para o uso do systemd como gerenciador do sistema (como estão fazendo outras distribuições, inclusive o Debian), e a substituição do XOrg pelo Mir, que já é usado no Ubuntu Phone, junto com a versão mais recente do Unity, chamada de Unity 8. Esta última mudança é polêmica, inclusive porque vai na contramão de distribuições como o Fedora, que adotou o Wayland ao invés do Mir.

Assim, fica claro que o projeto de unificação do sistema em todas as plataformas (PC e móvel) começa a tomar forma, sendo natural esperar bastante turbulência nas próximas atualizações do sistema.

Conclusão

Baixe sua ISO preferida e instale do zero, execute o "update-manager -d" e atualize sua versão 14.04. Ou não faça nada disso e siga feliz com a versão atual, desfrutando da calmaria momentânea.

Nas próximas atualizações a história será bem diferente.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!